A Rota do Enxaimel, em Pomerode, entrou na lista das 100 melhores iniciativas de turismo sustentável do mundo nesta terça-feira (15). O concurso TOP 100 Good Practice Stories está na 10° edição e é promovido pela entidade holandesa Green Destinations, que reconhece práticas inovadoras que valorizam a sustentabilidade e o desenvolvimento do destino turístico.
Pomerode foi destaque pela Associação da Rota do Enxaimel, criada por empreendedores em 2021 para alavancar o turismo do bairro Testo Alto, onde estão 50 casas construídas na técnica enxaimel, trazida pelos imigrantes alemães no século XIX. As edificações históricas situam-se num percurso de 16 quilômetros tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em reconhecimento ao valor cultural e paisagístico.
A associação reúne 34 empresas e negócios familiares que atuam em gastronomia, hospedagem, experiências, produtos coloniais, trilhas ecológicas, entre outros serviços voltados ao turismo. O case de Pomerode destacou-se pela organização de artesãos, empresários e famílias de agricultores na criação de soluções para promover o destino turístico e ao mesmo tempo manter os cerca de 3 mil moradores na região, preservando a agricultura familiar e a herança cultural dos antepassados. Atualmente, metade dos associados vive exclusivamente do turismo.
Ao longo desses três anos, ações conjuntas e estruturadas permitiram que os associados se profissionalizassem e novos negócios surgissem. Investimentos possibilitaram a sinalização e comunicação do destino e o número de visitantes, que rondava a casa dos 30 mil por ano em 2021, saltou para 200 mil. Para o presidente da associação, o metalúrgico Rogério Siewert, o crescimento no número de visitantes mudou a realidade das famílias:
– Estou deixando a empresa onde trabalhei por 25 anos como operador de máquina e agora vou me dedicar 100% à visitação da minha casa, onde conto a história dos meus antepassados aos turistas. O objetivo é incentivar para que mais famílias se envolvam com o turismo cultural, que além de ser uma atividade econômica é também uma forma de preservar o patrimônio histórico e as tradições.
Para entrar na lista, a Rota do Enxaimel passou por uma avaliação rigorosa. Foram analisados 15 critérios essenciais de sustentabilidade, com base nas diretrizes do Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC).
Ao todo, foram mais de 170 inscrições de 45 diferentes países. Os critérios de seleção consideraram elementos como a qualidade da história, aplicabilidade, nível de inovação e presença de todos os pilares da sustentabilidade.
– O grande desafio é mostrar para as pessoas que o turismo no mundo, e aqui muito mais, está calcado em passado e futuro. No passado, pela autenticidade, e no futuro, pela sustentabilidade. A única maneira de manter isso é preservando essa herança em Pomerode através das famílias nos seus negócios – explica Ivan Blumenschein, vice-presidente da associação.
Seis cidades em Santa Catarina entraram para a lista
Nesta edição do concurso, 14 destinos brasileiros entraram para a lista do concurso que reconhece iniciativas de turismo responsável e responsável no mundo. De Santa Catarina, seis localidades foram escolhidas: Bombinhas, Bom Jardim da Serra, Itá, Penha, Rota do Enxaimel e Treze Tílias. No Brasil, venceram ainda Barão de Cocais (MG), Bodoquena (MS), Fernando de Noronha (PE), Santa Cruz (RN), São Miguel do Gostoso (RN), Sirinhaém (PE), Tamandaré (PE) e Tibau do Sul (RN).
Os municípios vencedores apresentaram suas histórias de boas práticas, destacando como implementaram soluções inovadoras para superar desafios ambientais, sociais e econômicos enquanto promovem práticas de turismo sustentável.
Além do reconhecimento imediato, os 14 destinos selecionados ganham visibilidade internacional por suas iniciativas, tornando-se automaticamente elegíveis para o Green Destinations Stories Awards, cuja premiação ocorrerá durante a ITB Berlin 2025, o maior evento de turismo do mundo.
Green Destinations
Criada na Holanda em 2014, a Green Destinations é uma organização global sem fins lucrativos que apoia destinos, seus negócios e suas comunidades a se desenvolverem de maneira mais responsável e sustentável. O Programa de Certificação Green Destinations, acreditado pelo Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC), é voltado para municípios, áreas protegidas e regiões que têm interesse em desenvolver a gestão sustentável do destino e estimular o turismo a pensar em boas práticas ambientais.
Outros prêmios
A Rota do Enxaimel é o único destino brasileiro na lista de melhores vilas turísticas do mundo da Organização das Nações Unidas (ONU). O selo foi concedido ao destino em 2021, em reconhecimento a locais que combinam preservação da herança cultural e meio ambiente com desenvolvimento econômico.
Em 2023, a rota conquistou medalha de prata no 3º Prêmio de Turismo Responsável 2023 América Latina, promovido pela WTM, uma das maiores organizadoras de feiras do setor no mundo. O roteiro catarinense foi premiado na categoria Compras Locais, Artesanato e Gastronomia, pela qualidade e variedade da rede de produtos e serviços oferecida ao turista, gerando oportunidades para as famílias.
Também em 2023, a Associação Rota do Enxaimel em Pomerode recebeu medalha de prata no Prêmio Nacional de Turismo, na categoria Valorização do Patrimônio Cultural no Turismo.
Neste ano, em março, a Rota do Enxaimel foi reconhecida como um dos destinos mais sustentáveis do mundo pela organização holandesa Green Destinations O selo, na categoria prata, reconhece a excelência em sustentabilidade e auxilia no desenvolvimento turístico do destino e dos estabelecimentos associados.