Quarta-feira, Maio 1, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioNotíciasCultura e lazerPrimeiro estacionamento inteligente do Brasil para motorhomes foi projetado em Pomerode

Primeiro estacionamento inteligente do Brasil para motorhomes foi projetado em Pomerode

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Um estacionamento inteligente para motorhomes, trailers e caravanas em que o uso de água e energia elétrica acontece sob demanda, de forma econômica e sustentável: essa é uma solução que já está disponível na cidade de Pomerode. O primeiro estacionamento inteligente a ser desenvolvido no Brasil, esse smart camping, é autônomo e funciona 24 horas. Ele fica na Rua Dr. Wunderwald, 111.

A iniciativa foi desenvolvida pela LabRetail, empresa voltada à criação de projetos de soluções tecnológicas para o varejo e para a indústria automotiva, em parceria com a TRV, plataforma de reserva de hospedagem para campismo, caravanismo e atividades ao ar livre.

Sérgio Silvestre, sócio fundador e CEO da LabRetail, explica que, quando não há a opção de utilizar um estacionamento inteligente, quem está viajando de trailer ou motorhome precisa parar em um camping ou posto de gasolina para descansar e abastecer, o que às vezes não é suficiente. No estacionamento inteligente, esses recursos estão disponíveis sob demanda, segundo ele: “o smart camping atende dois perfis de clientes: o primeiro é mais consciente e busca experiências que respeitem tanto o meio ambiente quanto as comunidades locais. O segundo reconhece que recursos como água e energia são controlados e pagos conforme a demanda.”

Para fazer uso da estrutura, é necessário primeiro fazer um cadastro na plataforma da TRV, que inclui informações pessoais, de contato e do próprio veículo. Depois, pode-se fazer uma reserva de acordo com o tamanho do automóvel. “Ao chegar [no estacionamento], o sistema reconhece a placa do veículo e a reserva, então ele abre a cancela e faz o check-in. O próprio cliente libera a estação de energia e água para consumo sob demanda. Ele também pode fazer o descarte do esgoto. No final, paga pelo consumo de água e energia antes do checkout e, após isso, a cancela do estacionamento se abre e encerra-se o uso do cliente no sistema”, explica o CEO.

Estacionamento inteligente em Pomerode. Foto: Mondoni Press/Divulgação

O estacionamento inteligente demorou seis meses para ser desenvolvido, segundo Silvestre. Isso incluiu as obras civis no local, como terraplanagem, instalação de cercas, brita, câmeras de segurança, ligações de água e energia elétrica pelas concessionárias locais. Para tornar o estacionamento inteligente, foram usadas diversas tecnologias, como inteligência artificial para o reconhecimento da placa dos veículos quando eles chegam na frente da cancela, além de um hardware com placas de circuito impresso sob medida para os quadros de energia e água e desenvolvimento de software para viabilizar o uso pelos viajantes.

“Pomerode (SC) foi o primeiro, mas Nova Petrópolis (RS) está em obras e será o segundo estacionamento inteligente da TRV. Além disso, a LabRetail já está em contato com uma rede de hotéis para que o conceito de ‘diária sustentável’ seja criado. Os medidores de fluxo de água e energia serão instalados em cada quarto, onde também será instalada uma tela para que o hóspede acompanhe em tempo real o consumo de água e energia elétrica e possa fazer o uso responsável dos recursos naturais”, finaliza o CEO.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Redação
O Auditório é um Portal de Notícias e Reportagens com cobertura jornalística e informações atualizadas sobre os principais acontecimentos do Vale do Itajaí, Santa Catarina e Brasil. É produzido por jornalistas profissionais com larga experiência na região. Iniciado em outubro de 2021 em Blumenau (SC), O Auditório apresenta jornalismo com comprometimento ético junto ao seu público através de suas diversas editorias.
Mais Notícias desta Categoria
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias