Segunda-feira, Abril 21, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioCidadesBlumenauSaiba quem são as personagens históricas de Blumenau lembradas em evento do...

Saiba quem são as personagens históricas de Blumenau lembradas em evento do Dia Internacional da Mulher

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Museu de Arte de Blumenau (MAB) e o Arquivo Histórico José Ferreira da Silva firmaram parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) para as celebrações do Dia Internacional da Mulher no município. O encontro será nesta quinta-feira, dia 6, a partir das 14h na Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e contará com a presença das senhoras que atuam na rede e usuárias em tratamento. O evento terá apresentação da Banda Municipal de Blumenau, finalizando com um café de confraternização.

Nas celebrações “Revivendo memórias e inspirando o futuro”, uma roda de conversa vai abordar a participação das mulheres na sociedade, contando a história de quatro marcantes personagens da história da nossa cidade: Rose Gaertner, uma das pioneiras no teatro blumenauense; Bertha Blumenau, esposa do Dr. Blumenau; Elsbeth Koehler, uma das fundadoras da maternidade Johanna Stiff; e Elke Willecke, fundadora da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau.

As personagens

Rose Gaertner foi uma das primeiras mulheres a se estabelecer em Blumenau. Chegou na colônia em 1850 junto com o marido e outros imigrantes alemães e contribuiu significativamente para o desenvolvimento da comunidade local. É lembrada como uma mulher forte e determinada, que superou muitos desafios para construir uma nova vida em Blumenau. Foi pioneira no teatro e a primeira diretora da Companhia Fluvial a Vapor Blumenau-Itajaí.

Bertha Repsold Blumenau, de nacionalidade alemã, se casou com o Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau, fundador da cidade. É considerada uma figura importante na história de Blumenau, pois apoiou o trabalho do marido na fundação e desenvolvimento da cidade. Além disso, contribuiu para a educação e o bem-estar da comunidade local.

Elsbeth Koehler destacou-se na filantropia. Em 1907, juntamente com outras mulheres, fundou a Sociedade das Senhoras Evangélicas de Blumenau. O grupo construiu a Maternidade Johanna Stiff. Elsbeth permaneceu durante 40 anos na presidência da sociedade. Na constituição da maternidade, as futuras mães recebiam orientações, noções de como cuidar das crianças e outras informações importantes para a gestante.

Elke Willecke foi uma das fundadoras da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau. Atualmente com 85 anos, ela fez parte do nascimento de outras entidades como a Casa da Amizade e a Apae Blumenau. Precisou usar todo o conhecimento reunido na Rede Feminina consigo mesma. Sete anos após fundar a entidade, descobriu um câncer de mama. Por conhecer a doença, optou por uma mastectomia radical. Porém, apesar dos percalços, essa fase foi o que conectou a fundadora ainda mais à entidade.

Saiba mais

Evento: Celebração da Mulher – Reavivando memórias, inspirando o futuro
Data: 6 de março
Horário: 14h às 17h
Local: Auditório Carlos Jardim – Secretaria de Cultura (Rua 15 de Novembro, 161 – Centro Histórico)

Programação:
13h30: Recepção das convidadas
14h: Homenagem às mulheres históricas de Blumenau
15h: Apresentação da Banda Municipal de Blumenau
16h: Café e confraternização

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
SourceSecom/PMB
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Redação
O Auditório é um Portal de Notícias e Reportagens com cobertura jornalística e informações atualizadas sobre os principais acontecimentos do Vale do Itajaí, Santa Catarina e Brasil. É produzido por jornalistas profissionais com larga experiência na região. Iniciado em outubro de 2021 em Blumenau (SC), O Auditório apresenta jornalismo com comprometimento ético junto ao seu público através de suas diversas editorias.
Mais Notícias desta Categoria
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias