Em assembleia na manhã desta segunda-feira (7), os servidores da prefeitura de Blumenau decidiram pela suspensão do estado de greve da categoria. A votação aconteceu após a primeira reunião entre as comissões de negociação dos servidores e do executivo municipal.
Desta forma, as atividades nos serviços municipais acontecerão normalmente já a partir da tarde desta segunda, incluindo aulas nas escolas, funcionamento de creches e unidades de saúde.
Negociação
As reuniões de negociação continuam, segundo o médico Mário Kato, membro da comissão dos servidores. Esse foi o motivo para que a categoria decidisse por não deflagrar a paralisação das atividades. As próximas reuniões das comissões ocorrerão na quinta-feira (10) à tarde, na terça-feira (15) e na quinta-feira (17).
A prefeitura havia formalizado ao sindicato da categoria (Sintraseb) a abertura da negociação da pauta de reivindicações de 2022 ainda na sexta-feira (4). A primeira reunião ocorreu nesta segunda.
A comissão solicitou que os representantes do executivo tentem trazer nessas reuniões o índice de reposição salarial de 2020 e 2021. E além de discutir a reposição dos salários, o grupo pretende discutir outras cláusulas econômicas, como piso do magistério e dos agentes de saúde, por exemplo. Kato diz que vê como positivo o fato de o governo se colocar à disposição para negociar.
Veja as reivindicações da categoria e a posição inicial da prefeitura.
Em breve publicaremos todos os detalhes sobre a assembleia dos servidores e a posição da prefeitura de Blumenau.