Terça-feira, Abril 30, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioCidadesBlumenauBlumenau pode ser sede permanente do Prêmio Queijo Brasil

Blumenau pode ser sede permanente do Prêmio Queijo Brasil

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Blumenau recebe, em 2024, pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio Queijo Brasil, um evento que reúne concurso sobre as melhores receitas e uma feira gastronômica. Mas a cidade pode virar sede permanente do evento, segundo os organizadores da premiação.

O Prêmio Queijo Brasil chega neste ano à sua sétima edição. As cinco primeiras foram realizadas em outras cidades. Para Fabrício Scalco, organizador do evento, “as avaliações positivas tanto dos especialistas quanto dos visitantes do evento reforçaram o desejo de que a programação, que já aconteceu em diversas outras cidades, se torne permanente em Blumenau”. 

O julgamento do concurso acontecerá entre os dias 9 e 10 de julho de 2024. Já o espaço aberto ao público para degustação em uma feira gastronômica de queijos ocorrerá em seguida, entre 11 e 14 do mesmo mês. O local do evento é o Parque Vila Germânica.

A previsão é que sejam 1,5 mil amostras de queijos avaliadas por cerca de 100 especialistas de todo o Brasil. Na feira gastronômica, serão mais de 50 expositores de queijo e outras 20 marcas que se relacionam com esse universo disponíveis para o público. 

Sobre o Prêmio Queijo Brasil

Criado em 2014 para valorizar a produção de queijos brasileiros, o Prêmio Queijo Brasil chega à sétima edição em 2024. Queijarias de todo o país enviam amostras dos seus produtos para serem avaliados por um time técnico que envolve profissionais de ciência, gastronomia e pesquisa de terroir nacional. Em 2023 foram 1045 amostras de 20 estados diferentes. 

Sobre a Feira Gastronômica

Na mesma semana em que os queijos são julgados por especialistas, o Parque Vila Germânica recebe também uma feira gastronômica de queijos e produtos que se conectam ao produto, como geleias, vinhos, cervejas, méis e outros itens gastronômicos. O número de expositores deve superar as 70 marcas em 2024. Em 2023 o evento reuniu mais de 9 mil pessoas, número que deve ser ampliado este ano. 

Produção de queijo

O Brasil é um dos cinco maiores produtores de queijos artesanais do mundo, de acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A soma de conhecimento técnico, criatividade e o conjunto de características da produção de leite – tecnicamente chamada de terroir – faz com que este seja um segmento que está chamando a atenção de empreendedores, gastrônomos e consumidores. 

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Redação
O Auditório é um Portal de Notícias e Reportagens com cobertura jornalística e informações atualizadas sobre os principais acontecimentos do Vale do Itajaí, Santa Catarina e Brasil. É produzido por jornalistas profissionais com larga experiência na região. Iniciado em outubro de 2021 em Blumenau (SC), O Auditório apresenta jornalismo com comprometimento ético junto ao seu público através de suas diversas editorias.
Mais Notícias desta Categoria
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias