Uma das novidades na 39ª edição da Oktoberfest Blumenau é a central de acolhimento para as mulheres que passaram por alguma situação indelicada durante a festa. A organização do evento destacou a introdução do espaço justamente no Dia Nacional da Luta Contra a Violência à Mulher, celebrado neste dia 10 de outubro.
As visitantes podem procurar a central de acolhimento, em caso de necessidade, que fica próxima ao ambulatório, na entrada do setor 3. O objetivo é acolher as mulheres após terem passado por momentos perturbadores. O local é aberto e as orientações psicológicas são gratuitas.

No espaço, diferentes situações são analisadas pela equipe, que é formada por uma psicóloga e por voluntários. Entre elas, por exemplo, abandono pelo namorado ou cônjuge, assédio e importunação. “Esses são apenas algumas situações, já que a nossa atuação é para auxiliar na questão da saúde mental dessas mulheres após os episódios constrangedores”, comenta a psicóloga Jéssica Utyama de Carvalho.
O Dia Nacional da Luta Contra à Violência a Mulher impulsiona a reflexão dos números da violência contra a mulher e o que se tem feito para combater o problema. A data existe desde 1980 e as brasileiras têm vários canais para procurar ajuda em caso de violência.
Intérprete de libras e acessibilidade
Outro diferencial da central de acolhimento é o intérprete de libras, que auxilia as mulheres com deficiência auditiva, acompanhando ao posto médico ou na confecção de um boletim de ocorrência.
O local também conta com cadeiras de rodas para os visitantes e pulseiramento para crianças autistas.
A 39ª Oktoberfest Blumenau ocorre de 9 a 27 de outubro.