O incêndio que atingiu o subsolo do prédio da prefeitura de Blumenau na manhã deste sábado (26) iniciou no aparelho de ar condicionado do centro de manutenção. Essa é a identificação preliminar realizada pelo Corpo de Bombeiros.
A investigação completa das causas do incêndio estão sendo conduzidas pelo Major Motelievicz e pelo Sargento Ivanio, do Corpo de Bombeiros Militar de Blumenau e deve ficar concluída em 30 dias. A suspeita inicial é de que tenha ocorrido uma falha no equipamento da prefeitura.
A partir do aparelho de ar condicionado, o fogo se propagou de maneira radial, atingindo uma bancada de trabalho e demais itens próximos. As chamas foram combatidas pelas guarnições do Corpo de Bombeiros, evitando que elas se propagassem a outras salas ou andares do prédio.
Um bombeiro militar que deslocava para o trabalho no quartel central viu uma fumaça escura saindo do prédio da prefeitura e acionou o sistema de emergência, possibilitando que as guarnições se deslocassem rapidamente e agissem no combate às chamas quando o incêndio estava ainda em sua fase inicial.
A prefeitura de Blumenau divulgou uma nota oficial a respeito da ocorrência:
“A Prefeitura de Blumenau informa que no início da manhã deste sábado, dia 26, aconteceu um princípio de incêndio na sala de manutenção, que fica no subsolo do prédio. O fogo iniciou em uma bateria da luz de emergência e foi rapidamente controlado pelos bombeiros. A Prefeitura informa ainda que não houve feridos e que o prejuízo material foi mínimo.“