Uma operação da polícia civil apreendeu mais de 150 pássaros na manhã desta terça-feira (27) em Blumenau, Indaial, Gaspar, Luiz Alves e em São José dos Pinhais (PR). A ação que combate o tráfico de animais silvestres cumpre 20 mandados de busca e apreensão domiciliar contra 12 suspeitos nesses municípios.
A operação visa o combate ao tráfico de animais silvestres destinados à exploração em “rinha de canários”, onde os pássaros eram colocados para brigar até a morte, movimentando um circuito clandestino de apostas entre os participantes, segundo a polícia civil.
Foram apreendidos ainda celulares, armadilhas para capturas de pássaros, além de sete homens serem levados para o Departamento de Investigações Criminais (DIC) Blumenau pelo crime baseado no artigo 29, parágrafo 1º, III, lei 960598, que prevê pena detenção seis meses a um ano, multa, que pode variar mínimo de R$ 50,00 e o máximo de R$ 50 milhões.

As investigações prosseguem no inquérito policial que deu origem à operação, visando desmantelar suposta associação criminosa voltada à prática de caça, tráfico e promoção de “rinha de pássaros”, segundo o delegado Bruno Fernando.