Um homem foi desmascarado pela polícia civil de Gaspar nesta terça-feira (17), após ter denunciado um falso roubo no início do mês. O que aconteceu, na verdade, é que o homem perdeu o valor de R$ 4.200,00 do salário dele e da esposa após apostar toda a quantia em jogos online através de um aplicativo no celular.
No dia 7 de junho, o homem contou à polícia que havia sido atacado violentamente por três desconhecidos, que lhe roubaram R$ 4.200,00. Ele alegou ter sido agredido fisicamente e até mostrou os ferimentos aos policiais no momento do registro da ocorrência.
Só que ele não contava que o Setor de Investigação da Delegacia de Polícia de Gaspar fosse fazer diligências detalhadas, até descobrir a farsa contada pelo denunciante. Após ser intimado para esclarecimentos, o homem foi confrontado com as provas que desmontavam a sua versão, e confessou ter mentido.
Ele revelou que o valor foi perdido em apostas e que havia inventado o roubo como justificativa para explicar a perda do dinheiro à sua companheira. Diante da confissão e das evidências, o delegado Filipe Martins, responsável pelo caso, autuou o homem por falsa comunicação de crime, que está previsto no artigo 340 do Código Penal. Foi registrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência e o autor responderá pelo delito.
O delegado destacou que falsas comunicações de crime são uma grave utilização indevida do aparato policial e que todas essas ocorrências serão rigorosamente apuradas. “O denunciante será responsabilizado criminalmente, uma vez que esse tipo de conduta prejudica a sociedade ao desviar recursos e atenção da polícia de casos reais que demandam atendimento imediato”, ressaltou Martins.