A 4ª Delegacia de Combate à Corrupção de Blumenau realizou nesta semana dois mandados de busca e apreensão contra uma empresa no Paraná, após denúncias de fraude e falsidade ideológica em uma licitação da prefeitura de Blumenau. O inquérito policial foi instaurado em razão de possíveis irregularidades no Pregão Eletrônico nº 014/2020 destinado à compra de 15 mil testes rápidos para detecção de anticorpos COVID-19 durante o período da pandemia.
Acontece que, segundo a investigação policial, a empresa vencedora teria falsificado documentos e utilizado uma outra empresa do mesmo dono para atestar sua capacidade técnica. De acordo com a polícia civil, essa prática prejudicou o caráter competitivo da licitação, causando danos ao erário público.
Na época, em 2020, o valor cobrado pela empresa vencedora foi de aproximadamente R$ 1,5 milhão para a venda dos 15 mil testes.
Os mandados de busca e apreensão foram realizados na última terça-feira (21), mas as investigações policiais prosseguem para concluir a análise de documentos e identificar outras pessoas, tanto aquelas ligadas à empresa licitante como eventuais funcionários públicos que possam ter contribuído para a fraude.