Terça-feira, Maio 14, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioNotíciasSegurançaAdolescentes que fizeram ameaças em escola de Rodeio vão para CPP de...

Adolescentes que fizeram ameaças em escola de Rodeio vão para CPP de Blumenau

Segundo delegado, não há comprovação de que o caso tenha ligação com crime ocorrido em Blumenau

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Dois adolescentes que publicaram ameaças de atentado pelas redes sociais contra uma escola do município de Rodeio foram apreendidos pela polícia civil nesta quarta-feira (5). Os policiais da delegacia de Ascurra cumpriram de forma preventiva os dois mandados de apreensão.

Os dois rapazes foram encaminhados à Central de Plantão Policial (CPP) de Blumenau, onde agora ficam sob custódia até que seja disponibilizada vaga no CASEP da cidade. Dentro do prazo previsto em lei, o resultado das investigações será remetido ao Ministério Público e ao Poder Judiciário, para fins de aplicação das medidas cabíveis, segundo a polícia civil.

A investigação

A investigação policial contou com o suporte da equipe especializada em investigação de crimes cibernéticos do Ministério Público, Cyber Gaeco e foi possível identificar os adolescentes responsáveis pela criação das páginas na rede social Instagram. Eles foram identificados ainda na última segunda-feira (3) e as ameaças foram publicadas na semana passada.

As páginas continham informações de que atentados seriam praticados na escola básica Santo Antônio, em Rodeio. A investigação contou com a confissão dos adolescentes, segundo o delegado titular da comarca de Ascurra, Filipe Martins. Em seguida, a autoridade policial representou pela internação provisória dos adolescentes, com manifestação favorável do Ministério Público e a decretação da internação provisória dos jovens por parte do Poder Judiciário.

Os aparelhos celulares dos adolescentes investigados foram apreendidos e serão submetidos à perícia pela Polícia Científica, com a finalidade de dar continuidade às investigações, explica o delegado. Ambos são alunos da escola básica Santo Antônio, alvo de ameaças virtuais. O primeiro adolescente é morador do bairro São Pedro Velho e o segundo do bairro Rio Belo.

Ainda na última sexta-feira, dia 31, havia sido localizado e conduzido à delegacia um adolescente investigado por ter levado à escola munições e mostrado para os demais alunos. Segundo o adolescente, as munições teriam sido descartadas no vaso sanitário da escola. Nenhuma arma de fogo foi localizada naquela ocasião, segundo a polícia civil.

De acordo com a investigação, a criação das páginas nas redes sociais e as ameaças escritas nelas tinha o único intuito de provocar o pânico e o medo nos alunos da escola e à comunidade em geral.

Mensagens com ameaças nas redes sociais. Imagem: Polícia Civil de SC

Ameaças não estariam vinculadas a ataque em Blumenau

A polícia civil reitera, no entanto, que não há comprovação, até o presente momento, de vínculo dessas ameaças em Rodeio com o ataque da manhã desta quarta-feira (5) na Creche Cantinho do Bom Pastor de Blumenau. Mesmo assim, a polícia civil explica que resolveu atuar, junto com o ministério público, de forma preventiva para garantir que a conduta dos adolescentes não evolua para fatos mais graves.

Leia também: delegado de Blumenau diz que “em um primeiro momento, o ataque à creche em Blumenau foi uma ação isolada”.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Redação
O Auditório é um Portal de Notícias e Reportagens com cobertura jornalística e informações atualizadas sobre os principais acontecimentos do Vale do Itajaí, Santa Catarina e Brasil. É produzido por jornalistas profissionais com larga experiência na região. Iniciado em outubro de 2021 em Blumenau (SC), O Auditório apresenta jornalismo com comprometimento ético junto ao seu público através de suas diversas editorias.
Mais Notícias desta Categoria
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias