Uma mulher de 73 anos foi presa em flagrante por injúria racial na tarde desta quinta-feira (27), no bairro Ponta Aguda, em Blumenau. A Polícia Militar foi acionada por volta das 18h27, após um homem de 34 anos relatar ter sido alvo de ofensas racistas por parte da vizinha.
Segundo a vítima, ao retornar do trabalho, a idosa o chamou de “macaco” e “negro”, de forma pejorativa. Ela também disse que ele “não tinha onde morar”.
A esposa do homem, uma mulher de 46 anos, também afirmou ter sido insultada. Ela relatou que, ao ver o marido chegando, a vizinha intensificou os ataques racistas.
Enquanto a polícia colhia informações, a idosa apareceu no portão e voltou a xingar o casal na frente dos agentes. Diante do flagrante, os policiais solicitaram sua identificação, mas ela se recusou a colaborar e passou a insultar os agentes. Ao ser informada de que seria conduzida à delegacia, tentou agredir os policiais e precisou ser contida.
Na delegacia, a mulher continuou com os insultos contra os vizinhos, chamando-os de “vagabundos”, “bandidos” e “desempregados”. Apenas naquele momento foi possível identificá-la.
Ela foi autuada pelos crimes de injúria racial (Art. 2º-A da Lei 7.716/1989) e resistência, sendo encaminhada para os procedimentos legais junto à Polícia Civil.