Imagens mostram um cenário de destruição em um dos mais populares prédios da Rua XV de Novembro em Blumenau. O local fez parte por décadas do conjunto de um cartão postal da cidade, com sua construção no estilo enxaimel, localizada entre o Castelinho da Havan e a torre da Catedral.
As chamas que atingiram o conjunto comercial anexo à Catedral São Paulo Apóstolo, em Blumenau, na tarde desta quinta-feira (23), iniciaram pelo segundo piso e rapidamente se espalharam pelas lojas na parte térrea do imóvel, segundo o Corpo de Bombeiros. As equipes de Blumenau foram acionadas às 15h58 e tiveram o apoio das guarnições de Gaspar, Timbó e Indaial.
Foram sete horas de operação no combate ao incêndio e a realização de rescaldo. Os bombeiros conseguiram confinar o fogo em um espaço restrito de aproximadamente 50 metros de largura, evitando que as chamas se espalhassem para os imóveis vizinhos. A região da Rua XV de Novembro foi isolada, com o trânsito desviado para a Avenida Beira-Rio, para que os bombeiros pudessem trabalhar.






Segundo relatos das equipes, houve muita dificuldade para controlar o fogo, em especial a alta carga de incêndio do local, em razão da grande quantidade de roupas estocadas nas lojas e no brechó da igreja, que funcionava com uma ação social em prol de famílias carentes. Além disso, a estrutura histórica possuía uma certa fragilidade, de acordo com as guarnições, ocorrendo um claro risco de colapso estrutural, o que impediu a ação dos bombeiros por dentro da edificação. Por esse motivo, todas as ações foram efetuadas pelo lado de fora do imóvel.
Durante a madrugada e início da manhã desta sexta-feira (24), os bombeiros foram acionados para verificar possíveis indícios de reinício do incêndio.
Ainda durante a manhã desta sexta, especialistas do 3º Batalhão de Bombeiros Militar iniciarão os trabalhos de perícia no imóvel a fim de identificar as causas do incêndio. Para segurança dos trabalhos de perícia, a rua XV deve permanecer fechada para a circulação de veículos, a fim de evitar distúrbios e trepidações na estrutura durante o serviço.
Equipes da Defesa Civil municipal devem auxiliar na avaliação dos danos do imóvel.
Leia mais a respeito:
Vídeo: veja o momento do combate ao incêndio em lojas no centro de Blumenau