A vacina contra a dengue poderá ser aplicada em adolescentes de até 16 anos em Santa Catarina. A decisão foi pactuada nesta quinta-feira, 6, em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), quando ficou definido que os municípios que já aplicam a vacina contra a dengue em adolescentes de 10 a 14 anos, podem ampliar o público para a faixa de 15 e 16 anos.
Cada município deverá definir como será a ampliação da vacinação, levando em consideração o quantitativo de doses disponíveis e a necessidade de garantir doses suficientes para a conclusão do esquema vacinal. Atualmente as regiões Nordeste, Vale do Itapocu, Grande Florianópolis, Médio Vale do Itajaí e Oeste, que totalizam 76 municípios, possuem vacinas contra a dengue, segundo a secretaria estadual da saúde.
Atualmente os índices vacinais contra a dengue estão em 43,95% com a primeira dose e 20,65% com a segunda dose. A vacina contra a dengue é aplicada em duas doses, com intervalo de 90 dias.
A medida, incentivada por decisão nacional, visa evitar o desperdício de doses de vacinas. Por esse motivo, os municípios devem observar se há doses prestes a vencer onde a procura está muito baixa.
Em Blumenau
Blumenau recebeu mais 1,5 mil doses do imunizante contra a dengue do Ministério da Saúde (MS) e segue a decisão acordada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) com relação à ampliação da vacinação. A partir de segunda-feira, dia 10, todas as unidades de saúde com sala de vacina ativa estarão abastecidas com o imunizante. O objetivo da ampliação da faixa etária de 10 a 14 anos para 10 a 16 anos é aumentar a cobertura vacinal no município.