Sábado, Abril 20, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioNotíciasSaúdeQuatro ambulatórios atenderão casos de gripe e Covid-19 no final de semana...

Quatro ambulatórios atenderão casos de gripe e Covid-19 no final de semana em Blumenau

A cidade também bateu novo recorde de casos de Covid-19 em um dia

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) definiu os horários de atendimento dos Ambulatórios Gerais para este sábado e domingo, dias 22 e 23 de janeiro. As pessoas com síndromes gripais e Covid-19 terão quatro locais que farão atendimento clínico exclusivo dos casos sintomáticos. Outros quatro locais farão aplicação da vacina de reforço contra a Covid-19.

O atendimento para síndromes gripais (Covid-19) acontecerá exclusivamente nos Ambulatórios Gerias Velha, Garcia, Itoupava e Fortaleza (HU da Furb) das 7h às 18h. Já os demais Ambulatórios Gerais Escola Agrícola, Badenfurt, Centro e a unidade ESF Gustavo Tribess atenderão exclusivamente agenda de vacinação nos dois dias.

Nas unidades ESFs e AGs, a distribuição de senhas e acolhimento dos usuários são feitos até uma hora antes do encerramento das atividades, para que os profissionais possam organizar o fluxo e garantir atendimento a todos em tempo hábil.

Os AGs do Centro, Escola Agrícola e Badenfurt vacinarão contra a Covid-19 no final de semana. Foto: Marcelo Martins

Protocolo de testagem
Para fazer o teste antígeno para detecção de Covid-19 em Blumenau, o paciente precisa avaliar apresentar, no mínimo dois sintomas e 72h após o início deles. Pessoas sem sintomas (inclusive contatos próximos), pacientes ao fim do isolamento ou interessados em participar de eventos ou para entrada em estabelecimentos não serão testados.

Desde quarta-feira, dia 19, está suspensa a territorialidade das unidades de saúde. Com isso, os moradores com síndromes gripais podem procurar atendimento em qualquer unidade de saúde da cidade, sem a obrigatoriedade de se dirigir à sua unidade de referência. A medida tem validade por 30 dias.

Casos Covid-19

Blumenau registra nesta sexta-feira, dia 21, 1.525 novos casos de Covid-19. No total, já foram 85.117 casos confirmados da doença na cidade. É um novo recorde (negativo) de casos em toda a pandemia, desde março de 2020.

Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já fez 336.820 testes para Covid-19. Nas últimas 24 horas foram processados 2.772 exames. Entre os casos positivos, 6.942 pacientes estão em tratamento. Destes, 6.922 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.

Dos casos em análise e confirmados de Blumenau e de outros municípios, 29 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 9 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 20 em enfermaria. Destes na UTI, 6 pacientes são de Blumenau e 3 pacientes de outra cidade. A taxa de ocupação dos leitos de UTI na cidade é 13,6% em relação a capacidade atual de ocupação, com 66 leitos ativos. Já em enfermaria são 14 pacientes de Blumenau e 6 de outros municípios, com taxa de ocupação de 11,3%.

O município contabiliza também 77.478 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados. Nesta sexta-feira nenhum óbito foi registrado, permanecendo assim 697 óbitos por Coronavírus no município.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Redação
O Auditório é um Portal de Notícias e Reportagens com cobertura jornalística e informações atualizadas sobre os principais acontecimentos do Vale do Itajaí, Santa Catarina e Brasil. É produzido por jornalistas profissionais com larga experiência na região. Iniciado em outubro de 2021 em Blumenau (SC), O Auditório apresenta jornalismo com comprometimento ético junto ao seu público através de suas diversas editorias.
Mais Notícias desta Categoria
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias