Entre as realizações comuns e as novidades que a Câmara de Vereadores de Blumenau executou na gestão da atual Mesa Diretora, há que se considerar as Sessões Itinerantes nos bairros da cidade. No período entre 2023 e 2024 foram nove encontros como esses em diferentes bairros do município.
Tanto que, na prestação de contas do mandato e da presidência da casa, o vereador Almir Viera (PP) fez questão de destacar a novidade como um projeto consolidado. Segundo ele, “levar a Câmara aos bairros, ouvir as pessoas e dar voz às suas demandas fortalece a democracia e aproxima o Legislativo da população. Este é o tipo de política em que acredito: feita com participação, transparência e diálogo”.
A realização de sessões itinerantes nos bairros não é algo totalmente novo. Já ocorreu de forma intercalada desde as legislaturas da década de 1990. Mas a pergunta não é por que realizá-las e, sim, por que deixar de realizá-las. Deveria ser algo permanente. Afinal de contas, tal como o artista, os vereadores devem ir aonde o povo está. E mais do que isso: devem ouvi-los e encaminhar suas reivindicações. Foi para isso, entre tantas ações possíveis, que se elegeram.
