O vereador Jovino Cardoso (Solidariedade) anunciou no final da tarde desta sexta-feira (3) pelas redes sociais que está retirando de pauta da Câmara Municipal de Blumenau o projeto de lei 8539 que “proíbe o funcionamento dos estabelecimentos comerciais aos domingos”. Segundo o parlamentar, a retirada é para “uma melhor análise com empregador e empregado“.
A entrada do projeto do vereador na câmara causou fortes reações de entidades patronais da cidade, como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Blumenau), a Associação de Micro e Pequenas Empresas de Blumenau (Ampe), a Associação Empresarial (Acib) e o Sindilojas. Os dirigentes dessas entidades repudiaram com veemência a iniciativa, dizendo em nota que “é lamentável saber que um vereador da nossa cidade apresente um projeto que seja contrário ao desenvolvimento de Blumenau, à geração de emprego e renda às milhares de famílias e ainda quer prejudicar o turismo da cidade“.
Inicialmente, o vereador havia declarado que o descanso de domingo em casa com família e amigos era “um privilégio para algumas classes” apenas.