O prefeito de Blumenau, Egídio Ferrari, se manifestou publicamente pela primeira vez sobre as mudanças no sistema de coleta de esgoto na cidade, previstas em novo aditivo firmado entre o Samae e a concessionária BRK. Egídio foi questionado sobre o assunto durante a apresentação do balanço dos seus 100 primeiros dias de governo, nesta quinta-feira, dia 10.
De acordo com o novo aditivo contratual, os moradores que não tiverem implantada a rede coletora de esgoto nas suas ruas terão – obrigatoriamente – que usar os serviços da concessionária com seus caminhões limpa-fossa. Os serviços serão cobrados todos os meses, diretamente nas faturas das contas de água do Samae, da mesma forma que já ocorre com quem recebe a coleta pela rede.
Sobre essa parte do aditivo, levantada primeiramente pela reportagem do Portal O Auditório, o prefeito disse que “não pode a população ser obrigada a pagar um serviço a mais, tendo um mais barato à disposição“, no caso, as empresas particulares que já prestam esses serviços. Apesar da afirmação, o prefeito concordou com os termos do aditivo entre Samae e BRK. Confira o que disse Ferrari à nossa reportagem:
A mudança consta no 5º aditivo contratual entre Samae e BRK e passou até despercebida por parte da opinião pública no município, mas foi revelada pelo Portal O Auditório, com exclusividade. Antes, a concessionária estava obrigada a implantar tratamento de esgoto via rede coletora em 90% da cidade. Agora, com o contrato renovado até 2064, ela recebeu a autorização para implantar rede coletora somente em 60% do município, até o ano do término do contrato.
Os outros 40% da cidade serão atendidos com serviços de limpeza de fossa e filtro, que serão realizados através de caminhões limpa-fossa. Mas o serviço é obrigatório, já que a partir de sua oficialização, a cobrança chegará aos moradores pela conta de água. A limpeza da fossa e do filtro ocorrerá em média uma vez por ano em cada imóvel.
Durante a mesma coletiva de imprensa, Egídio Ferrari também se manifestou sobre o aumento de 15,92% na tarifa de esgoto para todos os usuários. Confira no vídeo:
Entenda mais sobre o assunto, através das matérias já realizadas pelo Portal O Auditório abordando o problema:
Saiba quanto os blumenauenses pagarão pelo serviço de caminhão limpa-fossa da BRK
Esgoto fica mais caro em Blumenau e contrato com a BRK é prorrogado até 2064