A Câmara de Blumenau aprovou, na sessão ordinária desta quinta-feira (24), uma moção de apelo ao governador Jorginho Mello (PL) para que o governo estadual adote providências para a retirada da tubulação da SCGÁS que está causando entraves à continuidade da duplicação da BR-470.
A proposição, de autoria do vereador Jean Volpato (PT), especifica que a retirada da tubulação precisa ser feita no trecho do quilômetro 59 da BR-470, entre os municípios de Blumenau e Indaial, bem como nos trechos entre os quilômetros 60 e 63. Ainda salienta que o constante adiamento dessas etapas tem agravado o cronograma da duplicação e ameaça inviabilizar a entrega total da obra, prevista pelo DNIT para o ano de 2026.
Na discussão da proposta, o vereador Adriano Pereira (PT) disse que a obra de duplicação está em bom ritmo, mas que o governo estadual precisa se empenhar para agilizar essas obras naquilo que lhe cabe, não só quanto à SCGÁS, mas também quanto à Celesc, pois existem demandas em relação a postes de energia nos trechos citados.
Já o vereador Flávio Linhares – Flavinho (PL) ressaltou que a reivindicação é legítima mas erra o destinatário. Disse que a SCGÁS não é subordinada diretamente ao governador, apesar de a Celesc ser a acionista majoritária, e que a responsabilidade operacional é da própria empresa e não do chefe do Executivo estadual.
“Acredito que essa moção de apelo ajuda na pressão, ajuda as entidades empresariais, mas também as entidades de classe e a nossa população, que todo dia passa pela rodovia, paga seus impostos e quer ver a BR-470 duplicada e com qualidade”, argumentou Volpato.
A proposta foi aprovada com 10 votos favoráveis, um voto contrário e duas abstenções.
Deputada cutuca governo estadual sobre o assunto
Em audiência realizada nesta quarta-feira (23) com o ministro dos Transportes, Renan Filho, a deputada federal Ana Paula Lima (PT) denunciou que o principal entrave que impede a conclusão da duplicação da BR-470 no trecho entre Blumenau e Indaial é “a falta de ação do Governo de Santa Catarina” quanto à remoção da tubulação de gás da SC Gás. Veja mais sobre o assunto aqui.