Vereadores e servidores da Câmara de Blumenau fizeram, na manhã desta segunda-feira (24), uma visita ao prédio público da Rua Capitão Santos, no início do bairro Garcia, que pode ser a nova sede do Legislativo. O convite partiu do presidente da Casa, Ailton de Souza – Ito (PL), que fez questão de levar o grupo para conhecer o imóvel.
O imóvel abrigava um colégio no passado e atualmente é utilizado como depósito pela secretaria de educação do município. O prédio tem quatro pavimentos, com 5.526,00m².
Sobre o terreno que a Câmara possui na no Centro Histórico, também na região da Rua das Palmeiras, o presidente não vê condições financeiras de ocupação, pois os custos de construção seriam muito elevados, segundo ele.
Os vereadores Ito de Souza (PL) e Jean Volpato (PT) falaram ao Portal O Auditório sobre as possibilidades de o imóvel ser usado pela Câmara. Confira no vídeo abaixo:
Os vereadores que defendem a mudança acreditam na economia que uma nova sede poderá proporcionar à Câmara, já que o custo das atuais instalações, na Rua das Palmeiras, custam ao contribuinte aproximadamente R$ 87 mil por mês de aluguel. A economia a longo prazo seria algo em torno de R$ 20 milhões, segundo a assessoria da Mesa Diretora.



No entanto, para que o imóvel seja ocupado há vários trâmites burocráticos, além de a necessidade de uma ampla reforma, algo ainda sem custo estimado. Ito de Souza entende que, após a aprovação dos vereadores e um eventual acordo com a prefeitura, a Câmara deve realizar orçamentos para obras de reforma e de instalações de plenário e gabinetes no local.
Leia também: Presidente da Câmara propõe sede própria em antigo colégio de Blumenau