A Secretaria de Planejamento Urbano (Seplan), por meio da Diretoria de Drenagem, adquiriu uma ferramenta que auxiliará a equipe nas avaliações das tubulações existentes em Blumenau. Trata-se de um robô elétrico com um sistema de vídeo inspeção, que permitirá ao município avançar na expansão de cadastros, com maior qualidade e precisão para os contribuintes.
O robô do modelo VX-300L é projetado para realizar vídeo inspeções em galerias de águas pluviais e esgoto com diâmetros de 300 a 1.000 milímetros, além de outros espaços confinados.
De acordo com a Seplan, a extensão das redes de drenagem pluviais cadastradas pela Diretoria de Drenagem supera mais de 345 mil metros, o que constitui um aumento de mais de 75% em relação aos dados anteriores. “Além do aumento quantitativo, o novo cadastro fornece informações mais precisas sobre as redes de drenagem, o que facilita a rápida detecção e diagnóstico de problemas melhorando sobremaneira a gestão e a manutenção das mesmas”, afirma o secretário de planejamento urbano, Éder Boron.
O novo cadastro das redes de drenagem foi criado pela Diretoria de Drenagem em 2019, tomando como regra o preenchimento sistemático dos dados referentes ao processo que geraram origem da informação, responsável técnico, ART e observações complementares, de forma a permitir a traçabilidade e transparência imediata da informação lançada.
Estima que ainda falte a leitura de cerca de 2,2 milhões de metros de cadastro no mapa multifinalitário do município da rede de drenagem. A expectativa da secretaria é que com a chegada do robô, a Prefeitura consiga suprir a análise sobre a área que ainda resta.