Blumenau é a 23ª cidade mais competitiva do país, de acordo com a quinta edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). A cidade perdeu oito posições em relação à quarta edição, em 2022.
O ranking analisa a competitividade das 404 cidades com mais de 80 mil habitantes do país. A primeira colocada do Brasil é Florianópolis, que se manteve na ponta à frente de outras capitais, como São Paulo (2ª), Vitória (3ª) e Porto Alegre (4ª).
O resultado foi divulgado nesta quarta-feira, 21, em Brasília, juntamente com o Ranking de Competitividade dos Estados, no qual Santa Catarina aparece como o mais seguro do país e o segundo mais competitivo no ranking geral.
Blumenau é a 5ª do estado e a 8ª da região sul do Brasil no ranking geral do levantamento. Na frente de Blumenau, em Santa Catarina, estão Florianópolis (1ª do país), Jaraguá do Sul (12ª), Balneário Camboriú (14ª) e Criciúma (18ª).
Entre os pontos principais como potencial do município estão “Inovação e dinamismo econômico (24º lugar), “Qualidade da Saúde” (24º) e “Inserção social” (27º).
Por outro lado, o estudo aponta desafios para o município em temas como “Qualidade da educação” (159º lugar), “Saneamento” (210º lugar) e “Telecomunicações” (269º), entre outros.
A nota de Blumenau no ranking geral é de 58,80. A primeira do país, Florianópolis, tem 65,26 pontos. A dimensão econômica teve mais influência para o município no ranqueamento do que aspectos como instituições e sociedade.
Metodologia
Todos os municípios foram avaliados a partir de 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e 3 dimensões: Instituições, Sociedade e Economia.
Dentre as dimensões, a sociedade é a que teve o maior peso na avaliação (42,4%), seguida pela dimensão economia (38,1%) e pela dimensão instituições (19,5%), respectivamente.
Todas as três são fundamentais para a competitividade municipal e formam o tripé sobre o qual a sociedade deve constantemente buscar a melhoria da performance municipal.
Leia também: Santa Catarina é o estado mais seguro do país, segundo ranking de competitividade