A aeronave Arcanjo 03 do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) voltou a operar em Blumenau e cidades próximas nesta terça-feira, 08. O retorno foi possível após a conclusão dos serviços de manutenção preventiva da aeronave e a vinda de um módulo importado da França.
Durante a manutenção, o serviço aeromédico foi mantido por meio de uma operação integrada entre as forças de segurança pública catarinenses, com o helicópteros Águia da Polícia Militar de Santa Catarina e viaturas de resgate do CBMSC.
A aeronave retorna à operação com uma equipe composta por um comandante de aeronave, um oficial do Corpo de Bombeiros Militar, dois tripulantes operacionais e a equipe médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Aeromédico, formada por médico e enfermeiro.
Serviços realizados
A aeronave passou por uma inspeção de oito anos da célula, revisão de 600 horas do motor e da célula, além da substituição do módulo 4 do motor (turbina livre), componente que atingiu o limite máximo de ciclos estabelecido pelo fabricante. Esse módulo, de alta complexidade tecnológica e demanda global elevada, precisou ser importado da França, processo que exigiu planejamento técnico e logístico específico para viabilizar a reposição.
A aquisição da peça ocorreu por meio do procedimento chamado “troca standard”, prática comum na aviação, na qual o módulo utilizado, que atingiu o limite de ciclos determinado pelo fabricante, é enviado ao fornecedor e substituído por outro componente previamente revisado, certificado e com nova vida útil definida em horas de voo. A troca do módulo é fundamental para a operação segura da tripulação do helicóptero, segundo a corporação.
