Uma cerimônia na noite desta quinta-feira, 4, marcou a assinatura do protocolo para transferir o Complexo Esportivo do Sesi para o município de Blumenau. O evento foi realizado na sede do Complexo, na Rua Itajaí, e reuniu o governador Jorginho Mello, o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Mário Cezar de Aguiar, além de demais autoridades.
A municipalização do Complexo do Sesi é um sonho antigo da comunidade, e além de estimular o desenvolvimento do esporte e alavancar o turismo da região, contribuirá para a economia local com a atração de eventos, segundo o prefeito. Para o governador Jorginho Mello, a entrega é resultado de uma longa negociação entre todos os órgãos envolvidos.

Assim que entregue ao município, o Sesi será administrado pelas secretarias municipais de Turismo e Lazer (Sectur), de Esportes (SME) e de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep).
Com o Sesi, a Seidep pretende ampliar o atendimento à pessoa com deficiência. Além do espaço para treinamento do paradesporto, o local pode ser mais um ponto de atendimento.
Mas para sacramentar a transferência ao município, ainda é necessário que o Governo do Estado avalie terrenos para permuta com o Sesi. Só então o negócio estará concretizado entre as partes. Depois disso, ainda será necessário que o Estado encaminhe um projeto de lei à Assembleia Legislativa de Santa Catarina a fim de formalizar esse importante ato junto à Prefeitura Municipal de Blumenau.