A Central de Operações Bombeiro Militar (COBOM), conhecida como Central de Emergência do número 193, retornou a Blumenau nesta nesta quarta-feira, 18. Desde às 13h os serviços estão funcionando. Agora Blumenau volta a ser a sede da central 193 de quase toda a região do Médio Vale do Itajaí.
O COBOM em Blumenau ficará responsável por atender as seguintes cidades: Blumenau, Gaspar, Brusque, Guabiruba, Botuverá, Timbó, Benedito Novo, Rio dos Cedros e Doutor Pedrinho. “A infraestrutura da nossa Central foi aprimorada com até 3 consoles para atendimento, porém em situações de normalidade, serão somente 2 atendentes por turno de 6 horas, com a possibilidade de ativarmos mais um console em casos de maior demanda pontual”, destaca o comandante do 3º BBM, Tenente-Coronel Mateus Muniz Corradini.
Com a reabertura de Blumenau, existem nove centrais de emergência do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina atualmente: Florianópolis, Balneário Camboriú, Tubarão, Lages, Rio do Sul, Chapecó, Curitibanos e Blumenau. Em cada uma delas, bombeiros militares e comunitários prestam atendimento e oferecem orientação à população que busca o serviço. Os bombeiros militares selecionados para trabalhar no COBOM em Blumenau passarão por uma capacitação no início do segundo semestre, o Curso de Atendente de Centrais de Emergência.
A Central estava operando fora da cidade há quase um ano e o assunto gerou muita repercussão após o incêndio do conjunto comercial da Rua XV de Novembro, quando houve relatos de pessoas reclamando da demora no atendimento, com a centralização em Balneário Camboriú. A volta da central havia sido anunciada pelo governador Jorginho Melo em fevereiro deste ano, mas demorou mais de quatro meses para se concretizar.