A construção de prédios particulares na Rua Hermann Huscher, no bairro Vila Formosa, em Blumenau, foi embargada pela prefeitura na manhã desta sexta-feira (21). A ação aconteceu durante a fiscalização das secretarias de Planejamento Urbano, Defesa Civil e Obras nas construções.
A partir da análise dos órgãos municipais e também da Celesc, foi decidido pelo embargo de uma construção. Já havia outra construção embargada. Ambas as construtoras só poderão retomar as obras assim que providenciarem os devidos reparos, tanto na situação da drenagem, como também na calçada e parte da pista.
“Não podemos colocar as vidas humanas em risco e, por conta disso, notificamos os proprietários sob pena de multa, para que ambos se mobilizem e providenciem os reparos, antes que algum colapso ocorra no local”, considera o secretário da Defesa Civil, Carlos Olímpio Menestrina.
Da mesma forma, o secretário de Planejamento Urbano, Éder Boron, fez questão de ressaltar a importância da segurança no local. “O que o município está cobrando das construtoras, em caráter emergencial, é o zelo à segurança pública, por isso que ambas as construções seguem embargadas até que haja condições sem risco para pedestres, ciclistas e dos próprios condutores que circulam pela via”, garante.

Trânsito afetado
Enquanto a situação não estiver contornada, o trânsito local segue com uma faixa de rolamento interditada ao trânsito, por questões de segurança. Inclusive a recomendação da Defesa Civil é que apenas veículos leves circulem no local até que uma solução seja executada. A Guarda Municipal de Trânsito irá mais uma vez reforçar a sinalização de trânsito no local, porém a Prefeitura solicita que a comunidade respeite os cones posicionados na via.
A circulação das linhas de ônibus do transporte coletivo está sendo avaliada pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e também sofrerá alteração no itinerário enquanto a faixa de rolamento estiver interditada.
