Uma mulher pediu ajuda à equipe de abordagem social da prefeitura durante uma ação com moradores em situação de rua em Blumenau. O fato aconteceu na manhã desta quarta-feira, 21. Ela é moradora de Blumenau, e parou a equipe, pedindo auxílio. A mulher foi encaminhada para a casa da família.
A ação com moradores em situação de rua de Blumenau desta quarta-feira (21) aconteceu na região central e nos bairros Itoupavazinha e Badenfurt. Os trabalhos foram realizados pela equipe da Abordagem Social da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) de Blumenau, com o apoio da Polícia Militar e Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT).
Cinco pessoas abordadas aceitaram ser encaminhadas ao Centro POP para seguir com os atendimentos.
Estrutura de atendimento em Blumenau
A Prefeitura de Blumenau mantém serviços voltados ao atendimento da população em situação de rua:
Abordagem Social: Atua na identificação e encaminhamento de pessoas para os serviços disponíveis. Atendimento 24 horas pelo telefone 156, opção 2.
Parceria com OSCs Instituto Família Feliz e Instituto Edificando Vidas: Funciona 24 horas, oferecendo acolhimento temporário em abrigos e casa de passagem.
Centro POP: Destinado ao atendimento de pessoas que não aderem ao acolhimento em abrigos, fornecendo alimentação, higiene pessoal e suporte psicossocial. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, na Rua Rudolf Roedel, 147, Salto Weissbach.
Encaminhamentos e reintegração: as equipes técnicas auxiliam na regularização documental, reinserção no mercado de trabalho e, quando necessário, no retorno à cidade de origem. Há também a possibilidade de encaminhamento para comunidades terapêuticas por meio da Diretoria de Políticas sobre Drogas e Reintegração Social.