Morreu em São Paulo, no início da noite desta terça-feira (15), Dom Angélico Sândalo Bernardino, o 1º bispo da Diocese de Blumenau. Dom Angélico tinha 92 anos e assumiu a função de bispo na criação da Diocese de Blumenau, em 2000, ficando até 2009.
Vários veículos de comunicação pelo Brasil noticiaram a morte do bispo emérito de Blumenau, que também ganhou notoriedade na mídia em alguns momentos, como pela amizade com o presidente Lula. No ano de 2001, inclusive, quando Lula esteve em Blumenau antes de ser eleito presidente pela primeira vez, os dois estiveram juntos durante a inauguração da Praça Dr. Blumenau, no centro.
A Diocese de Blumenau emitiu nota de pesar pela perda do religioso:
“Com profundo pesar, a Diocese de Blumenau comunica o falecimento de Dom Angélico Sândalo Bernardino, ocorrido hoje, 15 de abril, às 18h23, na residência do Padre Antônio Leite Barbosa Júnior.”Com profundo pesar, a Diocese de Blumenau comunica o falecimento de Dom Angélico Sândalo Bernardino, ocorrido hoje, 15 de abril, às 18h23, na residência do Padre Antônio Leite Barbosa Júnior.
Unimo-nos em oração a todos os que partilham deste momento de luto, especialmente aos familiares, amigos e fiéis que caminharam com ele ao longo de sua vida e ministério.
Dom Angélico exerceu seu episcopado com dedicação, marcando a história da Igreja no Brasil como bispo auxiliar de São Paulo e como primeiro bispo da Diocese de Blumenau, desde sua criação em 2000.
Neste momento, elevamos nossas preces a Deus, com confiança na Sua misericórdia e na promessa da vida eterna. Que o Senhor acolha Dom Angélico em Sua paz e o recompense por todo o bem que realizou ao longo de sua caminhada.
“Na casa do Pai há muitas moradas…” (Jo 14,2)
Que ele descanse na luz e na paz do Cristo Ressuscitado.”
Os detalhes sobre velório e sepultamento ainda não haviam sido informados até a publicação desta notícia.