Uma reviravolta no atendimento na saúde em Timbó que passa a impactar diretamente na vida dos moradores: a prefeitura rescindiu o contrato dos serviços de pronto socorro do município com o Hospital Oase. Desta forma, o hospital deixará de atender a casos de urgência e emergência a partir de 30 de abril. A policlínica municipal fará o atendimento no andar térreo do prédio a partir de maio.
O comunicado foi divulgado pelo prefeito Flávio Buzzi nesta segunda-feira (14), mesma data em que a direção do hospital recebeu a informação durante reunião entre as partes. O contrato já havia sido encerrado formalmente em 30 de março, mas prorrogado por mais um mês.
A prefeitura alega que houve diversas manifestações da população sobre “falhas nos serviços – especialmente quanto ao tempo excessivo de espera no Pronto Socorro”, motivando a reavaliação do modelo de gestão adotado. A secretaria municipal de saúde informou que fará uma contratação emergencial de uma nova instituição, que atenderá no térreo da Policlínica municipal durante 24 horas por dia. O contrato deve durar 12 meses ou até que uma licitação formal seja concluída.
O Hospital Oase se manifestou a respeito com uma nota oficial:
“COMUNICADO À POPULAÇÃO E AO CORPO CLÍNICO
A Administração e o Conselho Diretor do HOSPITAL E MATERNIDADE OASE, juntamente com a ORDEM AUXILIADORA DAS SENHORAS EVANGÉLICAS DE TIMBÓ (OASET), vêm informar à comunidade que, em reunião realizada nesta data, 14 de abril de 2025, às 17h, no Gabinete da Prefeitura, foram oficialmente comunicados pela secretária Municipal de Saúde de Timbó, Sra. Joice Stollmeier Kroenke, sobre a decisão da PREFEITURA MUNICIPAL DE TIMBÓ de rescindir o TERMO DE CONVÊNIO Nº 2012/09, firmado com esta instituição, com efeito a partir das 23h59min do dia 30 de abril de 2025.
Em decorrência da rescisão do referido convênio, os atendimentos de URGÊNCIA E EMERGÊNCIA no PRONTO SOCORRO não serão mais realizados nas dependências deste HOSPITAL a partir da data mencionada.
A partir de 1º de maio de 2025, esses atendimentos passarão a ser prestados exclusivamente na POLICLÍNICA DE TIMBÓ, conforme determinação da SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE.
O HOSPITAL E MATERNIDADE OASE aguarda o detalhamento desta transição por parte da Prefeitura para poder repassar informações completas e precisas à população e ao seu Corpo Clínico.
Atenciosamente,
HOSPITAL E MATERNIDADE OASE”