Quinta-feira, Abril 25, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioNotíciasGeralMaio não terá cobrança extra na conta de luz

Maio não terá cobrança extra na conta de luz

Mas as faturas de energia devem ter outro acréscimo de 4,65%

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a bandeira tarifária de maio será verde para todos consumidores do Sistema Interligado Nacional, que abrange a maior parte do país. Assim, não haverá cobrança extra na conta de luz, conforme informação da agência nesta sexta-feira (29). 

Segundo a Aneel, devido às condições favoráveis de geração de energia, é a primeira bandeira verde anunciada para todos os consumidores desde o fim do período de escassez hídrica, que vigorou entre setembro de 2021 e abril deste ano. 

Custo

Criado pela Aneel em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O cálculo para acionamento das bandeiras tarifárias leva em conta, principalmente, dois fatores: o risco hidrológico (GSF, na sigla em inglês) e o preço da energia (PLD).

As bandeiras tarifárias funcionam da seguinte maneira. As cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração, sendo a bandeira vermelha a que tem um custo maior e a verde, o menor.

Reajuste de 4,65%

Por outro lado, a Aneel aprovou na última terça-feira (26) o orçamento de R$ 32,6 bilhões para financiamento de subsídios concedidos na conta de luz. Pelas estimativas da agência, o consumidor arcará com R$ 30,2% do montante, um crescimento de 54,8% em relação a 2021.

Os brasileiros já pagam todos os meses o encargo da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) para custear os subsídios. Só que esse valor crescerá neste ano, impactando em 4,65% nas contas de luz na região sul do país.

Entre os subsídios que os brasileiros pagam nas contas está o benefício aos usuários que geram energia solar, além de descontos nas tarifas de famílias de baixa renda, de moradores rurais e incentivos à pequenas distribuidoras de energia.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Redação
O Auditório é um Portal de Notícias e Reportagens com cobertura jornalística e informações atualizadas sobre os principais acontecimentos do Vale do Itajaí, Santa Catarina e Brasil. É produzido por jornalistas profissionais com larga experiência na região. Iniciado em outubro de 2021 em Blumenau (SC), O Auditório apresenta jornalismo com comprometimento ético junto ao seu público através de suas diversas editorias.
Mais Notícias desta Categoria
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias