Sexta-feira, Abril 26, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioNotíciasGeralFestival Internacional de Aeromodelismo acontece neste feriadão de Tiradentes em Gaspar

Festival Internacional de Aeromodelismo acontece neste feriadão de Tiradentes em Gaspar

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Após dois anos de ausência, devido à pandemia da Covid-19, o Festival Internacional de Aeromodelismo (FESBRAER) será realizado em Gaspar entre os dias 21 e 24 deste mês, durante todo o feriadão de Tiradentes. O evento está em sua 35ª edição e acontece na Rodovia Jorge Lacerda, 4100, dentro do espaço do Clube Asas do Vale, que é o organizador do festival.

O Fesbraer, apesar de levar o nome de festival brasileiro em sua abreviação, já passou para a categoria internacional, tanto que neste ano já estão inscritos vários pilotos nacionais e estrangeiros, que farão a demonstração de aproximadamente 1 mil modelos de aeronaves.

Nesta edição houve recorde de inscrições, com a participação de 500 pilotos, segundo Rafael Scharf, presidente do Asas do Vale. Em entrevista ao Portal O Auditório, Scharf diz que a expectativa é muito grande na retomada do evento após dois anos de suspensão devido à pandemia: “estamos esperando um grande público para prestigiar os shows que irão ocorrer“.

Pelas projeções dos dirigentes do Asas do Vale, o público esperado nesta edição deve chegar em torno de 25 mil pessoas. Nas últimas edições, com menor número de pilotos inscritos em relação a este ano, a participação média de público ficava na faixa de 10 mil por evento.

Entre as atrações, além dos tradicionais shows de acrobacia dos aemodelos, há o Night Fly, com queima de fogos, no sábado à noite e também show de paraquedismo na manhã do mesmo dia.

Uma das novidades ficará por conta dos campeonatos de avião de papel, que acontecerão durante todos os dias do evento por volta das 16h. O objetivo é buscar a participação das crianças, fazendo seus aviões de papel para as competições, segundo Scharf.

A entrada do público é gratuita durante todo o festival. Há estacionamento à disposição no local, com cobrança e também gastronomia com food trucks e praça de alimentação. Como nas edições anteriores, há um aparato de segurança no evento, que envolve desde a equipe própria como também Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Estadual.

Foto: Asas do Vale/Divulgação

Gaspar capital nacional

Tramita na câmara dos deputados o projeto para que Gaspar receba o título de Capital Nacional do Modelismo (PL 319/2020). O projeto, de autoria do senador catarinense Dário Berger (PSB), já foi aprovado nas comissões do senado e aguarda votação na câmara para depois retornar ao senado federal. O presidente do Clube Asas do Vale acredita que a aprovação pode ocorrer ainda nos próximos meses, o que aumentará a visibilidade da cidade e fomentará o turismo de eventos.

Veja mais detalhes sobre o projeto aqui.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Arnaldo Zimmermann
Arnaldo Zimmermann é jornalista (Mtb 0005946/SC), com graduação, mestrado e doutorado em Jornalismo. Também possui graduação em Letras e especialização em Administração em Publicidade e Propaganda. É professor universitário desde 2001 e profissional de diversos veículos de comunicação do Vale do Itajaí desde 1985.
Mais Notícias desta Categoria
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias