Quinta-feira, Abril 25, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioNotíciasGeralExército acompanha agentes no combate à dengue em Blumenau

Exército acompanha agentes no combate à dengue em Blumenau

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Um mutirão de limpeza e combate ao mosquito da dengue iniciou na manhã desta quarta-feira (13) no bairro Escola Agrícola em Blumenau. A operação segue no bairro até a quinta-feira (14) e conta com a participação dos agentes de endemia da prefeitura, equipes do Samae, da Secretaria de Obras e do 23º Batalhão de Infantaria de Blumenau.

A ação está concentrada na região das vilas Bromberg e Feliz. As equipes estão solicitando que os moradores deixem resíduos e entulhos na frente da casa para o recolhimento. Durante a manhã, as equipes monitoraram os locais e recolheram vários objetos que pudessem acumular água e ser vir de criadouro do mosquito Aedes aegypti.

De acordo com a Supervisora do Programa de Combate à Dengue, Eleandra Casani, “só com a retirada dos reservatórios, a eliminação dos locais de nascimento do mosquito, que a gente vai conseguir cortar o ciclo de transmissão da doença“.

O bairro Escola Agrícola é o mais infectado com o mosquito. Na próxima segunda-feira, dia 18, as equipes devem retornar aos locais visitados nesta semana para verificar a situação. As ações vão acontecer também em outros bairros, como Água Verde, Garcia e Itoupava Norte.

Foto: Marcelo Martins

Apoio militar

O Batalhão do exército está auxiliando os agentes de combate às endemias nas visitas às residências. A polícia militar também poderá auxiliar, caso as equipes tenham dificuldades nas visitas em áreas mais violentas do município. O Corpo de Bombeiros Militar também está de prontidão para casos extraordinários e que necessitem de equipamentos específicos para as vistorias.

Decreto de Situação de Emergência

Blumenau está sob decreto de emergência no combate à dengue. O decreto foi publicado na última sexta-feira-feira (8), em razão da infestação pelo mosquito Aedes Aegypti, transmissor dos vírus da Dengue, Febre Amarela, Chikungunya e Zika Vírus.

O documento prevê a contratação, por tempo determinado, de servidores e contratação de serviços para atuar no combate à Dengue. Também, as equipes estão autorizadas a entrar em imóveis públicos e particulares, nos casos de situação de abandono, negativa de acesso ou ausência de pessoa que possa permitir o acesso de agente público. O decreto tem validade de 180 dias.

Números da dengue no município

De janeiro até esta segunda-feira(11), Blumenau registrou 2.013 focos do mosquito Aedes aegypti. São 1.617 notificações. Destes, 351 são casos confirmados, sendo 10 casos importados e 330 autóctones, ou seja, contraídos em Blumenau. Outros 1.220 casos são considerados suspeitos e aguardam resultado de exame. No mesmo período do ano passado o município registrava 1.342 focos – o que representa um aumento de 50% de um ano para o outro, de acordo com a prefeitura.

Segundo a secretaria de saúde do município, até segunda-feira (11), 21 moradores de Blumenau estavam internados em hospitais da cidade. Desse total, 19 estão em enfermaria e dois estão em UTI. Todos são considerados casos suspeitos de Dengue, aguardando resultado do exame laboratorial. Dos dois óbitos suspeitos de dengue, um deles já foi descartado. O outro segue em investigação pela equipe da Vigilância Epidemiológica do Município.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Arnaldo Zimmermann
Arnaldo Zimmermann é jornalista (Mtb 0005946/SC), com graduação, mestrado e doutorado em Jornalismo. Também possui graduação em Letras e especialização em Administração em Publicidade e Propaganda. É professor universitário desde 2001 e profissional de diversos veículos de comunicação do Vale do Itajaí desde 1985.
Mais Notícias desta Categoria
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias