De 26 a 28 de março, acontece em Blumenau o 9º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina, o maior evento de saúde do Estado. Promovido pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (Cosems), o Congresso será realizado no setor 1 do Parque Vila Germânica, proporcionando um espaço para troca de experiências, debates e aprimoramento das práticas de gestão. A expectativa é que o congresso atraia 1,3 mil pessoas, consolidando-se como um dos principais encontros do setor. Para participar, basta se inscrever aqui.
A programação abordará temas relevantes para a gestão pública municipal, como desenvolvimento, tecnologia, planejamento, e assuntos como cobertura vacinal de Santa Catarina e situação da dengue no Estado. O evento também reunirá mais de 20 palestrantes, entre eles, Gonzalo Vecina, fundador da Agência Nacional de Vigilância Sanitária; e Eder Gatti, diretor do Programa Nacional de Imunizações, além do Diogo Demarchi Silva, secretário de Estado da Saúde.
Programação
Na abertura, dia 26, a programação inicia às 8h, com a recepção dos participantes e o credenciamento. Ao longo do dia acontecem eventos simultâneos que abordam o SUS como um todo, que vão desde a situação da dengue no Estado e o novo sistema de regulação do acesso, ao plano municipal da Vigilância Sanitária e à apresentação dos trabalhos da Mostra catarinense: ‘Brasil, aqui tem SUS’. O cronograma de atividades do primeiro dia do evento finaliza às 18h30.
No dia 27, quinta-feira, as atividades vão das 9h às 17h40, e incluem informações sobre o Novo PAC, Programa Mais Especialistas, novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde, demandas judiciais sobre medicamentos, financiamento SUS (com a presença do Diretor do Fundo Nacional de Saúde, Dárcio Guedes), e a reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). Ainda durante a programação da quinta-feira haverá mais apresentações dos 150 trabalhos da Mostra catarinense: ‘Brasil, aqui tem SUS’.
O último dia do congresso, 28, ocorrerá das 9h30 às 12h30, e será marcado pelas premiações da Mostra catarinense: ‘Brasil, aqui tem SUS’ e também pelo acolhimento oficial dos gestores municipais de saúde de Santa Catarina, que será realizado pelo presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Hisham Hamida.