A Estação de Tratamento de Água (ETA 2), no bairro do Salto, em Blumenau, passará por obras a partir da próxima sexta-feira, dia 28 de fevereiro, até o dia 7 de março, impactando diretamente no fornecimento de água em 70% da cidade. Devido ao problema, o Samae anunciou que adotará um rodízio no abastecimento neste período.
A intenção é garantir uma distribuição equitativa e não afetar continuamente os moradores que residem nas partes mais altas, explica a autarquia. A cada dia de obra, uma região da cidade terá o fornecimento de água impactado, com a redução da pressão, gerando intermitência no abastecimento, sobretudo nos pontos mais altos. Os bairros impactados serão avisados com antecedência no site do Samae.
No primeiro dia de obras, nesta sexta-feira, 28, sete bairros da região Norte de Blumenau podem ser impactados com a intermitência no abastecimento. São eles: Itoupava Central, Fidélis, Itoupavazinha, Fortaleza Alta, Testo Salto, Badenfurt e Salto do Norte.
Obra
Ao longo destes dias, será feita a instalação de um novo sistema em uma parte dos tanques de decantação da ala Norte da ETA 2. Serão instalados conjuntos com equipamentos nesta parte da estação. O investimento é de R$ 2,5 milhões.
Esta é a primeira etapa da obra. Uma nova intervenção está prevista para ser feita em julho. Com as duas etapas concluídas, a estrutura deve parar menos vezes para limpeza dos filtros e aumentará a produção de água tratada em 20% nesta ala da estação, chegando a um acréscimo de 5% na capacidade total da ETA 2. São cerca de 40 litros por segundo, praticamente o equivalente à produção da ETA 1, que fica no barrio Victor Konder e atende aos bairros da região central de Blumenau.
Evitar desperdício
O Samae pede a colaboração dos usuários na adoção de medidas que evitem o desperdício. Não lavar carro, calçadas, telhados, muros e outras áreas que consumam grande volume de água.
Além disso, a orientação é para que sejam adotadas ações que podem evitar transtornos em casos de intermitência, como a instalação de caixas d’água que assegurem uma reserva mínima individual de água e a instalação de cisternas, sobretudo em condomínios.