O prefeito Egidio Ferrari e o presidente do Samae de Blumenau, Alexandre de Vargas, apresentaram na manhã desta quarta-feira, 15, ações em andamentos e iniciativas estratégicas para o futuro da autarquia. Entre os planos estão a abertura de um concurso público, além de obras e reformas para resolver os problemas de abastecimento de água no município.
Na apresentação, houve o destaque para uma nova estrutura para a captação de água bruta na ETA 2. Com ela, a capacidade deve passar dos atuais 940 para 1.600 litros por segundo. O investimento é de aproximadamente R$ 45 milhões, via financiamento internacional. A expectativa é que a obra seja concluída no segundo semestre de 2026.
Há também a previsão de conclusão da ETA 5 ainda neste semestre. As obras estão em andamento. Quando estiver pronta, a Estação deve beneficiar 100 mil pessoas de sete bairros da região Norte da cidade: Itoupava Central, Fidélis, Itoupavazinha, Fortaleza Alta, Testo Salto, Badenfurt e Salto do Norte, segundo o Samae. O investimento é de R$ 14,2 milhões.
Na apresentação, Ferrari e Vargas falaram de iniciativas de menor investimento, como as melhorias nas ETAs 2 e 3 que devem acontecer ainda neste ano. Somam-se ainda a construção de um novo reservatório de água no bairro Itoupava Norte, a reforma de cinco grandes reservatórios, a implementação da modelagem hidráulica computacional, a compra de novos hidrômetros e a aquisição de novos loggers (equipamentos utilizados pelas equipes da Diretoria Técnica na medição da pressão da água).
Sobre o concurso público, houve uma breve menção. Segundo o presidente da autarquia, a comissão responsável ainda está elaborando a documentação para que seja feita a contratação de uma empresa para realizar o concurso e ampliar o quadro de servidores do Samae.