Sexta-feira, Julho 4, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioNotíciasEconomiaBanana de Luiz Alves é a mais recente das 135 Indicações Geográficas...

Banana de Luiz Alves é a mais recente das 135 Indicações Geográficas do Brasil

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A mais recente Indicação Geográfica (IG) do Brasil é o município de Luiz Alves, como produtor de banana. Com o registro deste mês de dezembro para o município catarinense, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) chega a 135 IGs reconhecidas no país, segundo o Sebrae.

Luiz Alves

A produção de banana em Luiz Alves se confunde com a história mais recente da região, segundo a Associação dos Bananicultores do Município do município, criado em 1958. Os primeiros relatos sobre o cultivo de banana datam de 1977, após uma forte crise econômica que tornou necessária a busca por novas atividades agrícolas na região.

Em 1990, foi realizada no município a 1ª Festa Nacional da Banana e, até 2019, já haviam sido realizadas trinta e três edições, caracterizando a importância econômica e cultural da atividade no local, atraindo compradores regionais e de outros estados. Atualmente, o local possui cerca de quatrocentas propriedades de pequeno porte que têm a bananicultura como principal atividade, sendo mais de quatro mil hectares de plantio.

Ainda em 2024, a região de Luiz Alves obteve o reconhecimento da Indicação Geográfica (IG), na espécie Denominação de Origem (DO), como produtora de cachaça e aguardente. O município de 12 mil habitantes fica localizado a cerca de 25 km de Blumenau.

Foto: Prefeitura de Luiz Alves

As IGs

As Indicações Geográficas (IG) são ferramentas coletivas de valorização de produtos tradicionais vinculados a determinados territórios. Elas possuem duas funções principais: agregar valor ao produto e proteger a região produtora.

“As indicações geográficas representam um verdadeiro mecanismo de desenvolvimento territorial, fazendo com que a região cresça, torne-se referência em todo país e, com isso, gere mais oportunidades, inclusão e crescimento”, justifica o presidente do Sebrae, Décio Lima. Apesar das 135 IGs registradas no INPI, a coordenadora de Tecnologias Portadoras de Futuro do Sebrae, Hulda Giesbrecht, acredita que o país pode chegar a 200 registros em dois anos.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Redação
O Auditório é um Portal de Notícias e Reportagens com cobertura jornalística e informações atualizadas sobre os principais acontecimentos do Vale do Itajaí, Santa Catarina e Brasil. É produzido por jornalistas profissionais com larga experiência na região. Iniciado em outubro de 2021 em Blumenau (SC), O Auditório apresenta jornalismo com comprometimento ético junto ao seu público através de suas diversas editorias.
Mais Notícias desta Categoria
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias