A obra Dinamene, do escritor Maicon Tenfen, foi a grande vencedora do Prêmio Nacional Unicred de Literatura de 2022. A cerimônia de premiação aconteceu em Florianópolis nesta quinta-feira, dia 27, às 13h30.
O enredo do livro do escritor de Blumenau explora uma lenda envolvendo uma das mais importantes obras da língua portuguesa e da literatura mundial, Os Lusíadas. Assim como na lenda, na obra de Maicon Tenfen o poeta Luiz Vaz de Camões enfrenta um grande dilema após ter que escolher entre salvar a obra de sua vida ou sua amada de um naufrágio.
Na lenda, o poeta salvou o seu manuscrito, porém, na história de Maicon Tenfen, Camões decide salvar a bela Dinamene. “A ideia desse livro é fazer essa aproximação entre o oriente e o ocidente, o oriente sendo representado pelos costumes chineses, pelo leque, usado por Dinamene na história, já o ocidente é representado pela poesia, pelo idioma, e esse encontro se dá em uma história de amor conturbada”, conta Tenfen. É com esse final diferente imaginado para a lenda que a obra do escritor catarinense se inicia.
A obra Dinamene também foi aprovada no Programa Nacional do Livro e do Material Didático, o chamado PNLD 2021, que atenderá o Ensino Médio. Os professores do Ensino Médio que desejarem adotar o livro para a realização de projetos de leitura podem solicitar os títulos gratuitamente através do PNLD. É possível que cada estudante tenha o seu exemplar de Dinamene.