O Governo do Estado está comprando 800 equipamentos para determinação de hematócrito, detectando a gravidade da dengue. Com investimento de R$ 7,9 milhões, o governador Jorginho Mello e o Secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, entregaram os primeiros equipamentos nesta quarta-feira, 15, em Indaial e Pomerode.
Os aparelhos são importados da Alemanha e a aquisição está sendo realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), via Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc). Nesta primeira etapa 33 cidades, que correspondem a uma população de 4 milhões de habitantes, receberão 400 equipamentos. Juntamente com os municípios está sendo realizada toda a documentação para disponibilizar os aparelhos. Estando tudo correto e a documentação assinada por ambas as partes, o município receberá o equipamento. A expectativa é que até o final do mês de janeiro os primeiros hematócritos estejam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) elencadas pelos municípios beneficiados.
O exame permite monitorar os níveis de hematócrito, indicador essencial para avaliar a gravidade da doença. Pacientes com aumento progressivo desse nível estão mais propensos a evoluir para quadros graves, exigindo atenção médica imediata e especializada.
Municípios beneficiados na primeira etapa:
- Joinville
- Florianópolis
- Blumenau
- São José
- Itajaí
- Chapecó
- Palhoça
- Jaraguá do Sul
- Balneário Camboriú
- Indaial
- São Francisco do Sul
- Barra Velha
- Araquari
- Itapoá
- Balneário Piçarras
- Brusque
- Tubarão
- Camboriú
- Navegantes
- Concórdia
- Itapema
- Biguaçu
- Tijucas
- São Miguel do Oeste
- Penha
- Porto Belo
- Pomerode
- Bombinhas
- São Lourenço do Oeste
- Garuva
- Balneário Barra do Sul
- Corupá
- Anchieta