Blumenau ganhou neste sábado (14), uma prancha de Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA). É a terceira cidade do país e a primeira do Estado a contar com o equipamento, instalado no Parque da Artex, no Garcia.
A prancha funciona como um painel visual, contendo símbolos, imagens e palavras organizados em uma grade. O recurso é projetado para que as pessoas com dificuldades na fala ou linguagem consigam se comunicar apontando para os símbolos.
A ferramenta foi adquirida pela Prefeitura de Blumenau, por meio das secretarias de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep) e de Turismo e Lazer (Sectur). Até então, apenas Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP) contavam com o recurso em espaços públicos.
A prancha conta também com um QR Code, que direciona o usuário para um vídeo explicativo sobre o funcionamento do recurso, também nas línguas de Libras, inglês e espanhol.
“A placa funciona como uma ponte, ligando o desejo de se expressar com a possibilidade real de ser compreendido. Com ela, uma criança com dificuldades consegue dizer aos colegas que quer brincar, que está com fome e até mesmo pedir ajuda. Ela dá voz a quem sempre teve o que dizer, mas que não conseguia ser escutado”, destaca a secretária de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto, Bruna Daniel.
A estimativa é que outros espaços públicos da cidade sejam contemplados com essas pranchas de CAA.