Quarta-feira, Julho 2, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioCidadesBlumenauPrefeito apresenta plano de 'Muralha Digital' e 'Muralha Escolar' para a segurança...

Prefeito apresenta plano de ‘Muralha Digital’ e ‘Muralha Escolar’ para a segurança em Blumenau

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Durante a apresentação do balanço sobre os primeiros 100 dias de governo, o prefeito de Blumenau, Egidio Ferrari, afirmou que seu foco inicial está no planejamento das ações de segurança na cidade. Para essa área, ele explicou que o município avança em uma Parceria Público-Privada (PPP) para iluminação pública e videomonitoramento, chamado de ‘Muralha Digital’.

Videomonitoramento

Chamado pelo governo de ‘Muralha Digital’, o sistema consiste em uma integração de segurança com a instalação de câmeras em todas as entradas e saídas do município. Segundo a prefeitura, a tecnologia permitirá o monitoramento em tempo real de veículos suspeitos, clonados ou com registro de furto e roubo, além de otimizar a gestão do trânsito.

Junto à iniciativa de videomonitoramento, o prefeito anunciou a ‘Muralha Escolar’, que funciona através de câmeras nos arredores das escolas, monitorando a circulação de pessoas no ambiente. Qualquer movimentação suspeita poderá ser identificada e reportada em tempo real para o CCO, permitindo uma ação rápida das autoridades.

O prefeito Egídio Ferrari acredita que até o final deste ano a cidade já possa ter a empresa escolhida para a operação do sistema, junto com os serviços de iluminação pública. Confira no vídeo:

Vídeo: Portal O Auditório

Iluminação

Junto com o pacote da segurança, Egídio Ferrari apresentou também a iniciativa de uma Parceria Público-Privada (PPP) para substituir 100% das luminárias de iluminação pública por LED, reduzindo o consumo de energia em 50% e implantando um sistema de telegestão para monitoramento em tempo real. A previsão, segundo o governo, é de uma economia de R$ 6,6 milhões por ano.

Os serviços serão integrados ao Centro de Controle Operacional (CCO), que já monitora a cidade, mas que unirá as forças de segurança. O investimento inicial previsto para essa PPP é de R$ 84 milhões, custeado pela Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip). A concessão terá duração de 25 anos e a implantação está prevista para até um ano após a assinatura do contrato. 

“Estamos colocando a tecnologia a serviço das pessoas. Blumenau será referência em inovação e segurança. Nosso compromisso é claro: garantir que cada cidadão se sinta protegido e orgulhoso de viver aqui”, finalizou o prefeito.

Muralha Digital – detalhamento sobre o sistema de monitoramento que usa tecnologia eletrônica para controlar e monitorar o fluxo de veículos e pessoas em cidades:

● Identificar veículos suspeitos, clonados ou perigosos
● Notificar em tempo real veículos roubados ou furtados
● Melhorar a eficiência do gerenciamento de tráfego
● Fornecer dados em tempo real para decisões relacionadas à mobilidade urbana e segurança pública

Muralha escolar:

● Reconhecimento facial
● Reconhecimento corporal
● Convênios com a Secretaria de Segurança
Pública de Santa Catarina

Ilustração sobre a Muralha Digital. Arte: PMB
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Arnaldo Zimmermann
Arnaldo Zimmermann é jornalista (Mtb 0005946/SC), com graduação, mestrado e doutorado em Jornalismo. Também possui graduação em Letras e especialização em Administração em Publicidade e Propaganda. É professor universitário desde 2001 e profissional de diversos veículos de comunicação do Vale do Itajaí desde 1985.
Mais Notícias desta Categoria
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias