Dois suspeitos de terem furtado o busto de bronze do escritor Olavo Bilac no centro de Blumenau foram presos nas últimas horas. Um deles foi localizado pela polícia militar na madrugada desta quinta-feira (3) no bairro Garcia. O outro foi encontrado e preso pela polícia civil na Rua Araranguá, também bairro Garcia, por volta das 19h desta quarta-feira (2). Ele é o principal suspeito do furto e transportou o busto em seu carro.
A prisão preventiva da dupla foi decretada no final da tarde de quarta após a identificação de ambos. Todos os dois são reincidentes, com diversas passagens por furtos e danos patrimoniais, segundo o delegado Rodrigo Raitez.
O furto
O busto de Olavo Bilac foi furtado na madrugada do último dia 26 de março, na praça Herman Weisse, defronte ao Procon, na Avenida Beira-Rio, centro de Blumenau. Um vídeo mostra a ação dos criminosos derrubando a base e levando o busto.
O monumento é de 1947, mas ainda não foi encontrado. Segundo Raitez, é possível que os suspeitos já o tenham vendido. A investigação segue até localizar o paradeiro do busto.
Os dois homens foram levados ao Presídio Regional de Blumenau.
Veja no vídeo abaixo o momento em que os suspeitos furtam o monumento: