Após o ataque de dois cães da raça pitbull contra um cachorro poodle e um casal de idosos em Blumenau nesta segunda-feira (17), policiais civis flagraram um caso de maus-tratos a animais. Além dos cachorros envolvidos no ataque, foram descobertos pássaros nativos em gaiolas e armadilhas para captura de aves silvestres na mesma residência do bairro Glória.
O ataque dos cães
Segundo a polícia militar, dois cães pitbull invadiram a propriedade vizinha, atacando um cachorro poodle. Na tentativa de defender seu animal, o casal de idosos, de 88 e 83 anos, ficou ferido pelos cachorros.
O poodle não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Os idosos foram levados para o Hospital Santo Antônio, mas passam bem.
A proprietária dos cães pitbull informou que o portão de sua casa estava encostado, mas os animais conseguiram sair por ele e derrubar o portão de alumínio dos vizinhos. A mulher recolheu os seus cães antes da chegada da PM e do socorro. A responsável pelos cães assumiu a responsabilidade pelo incidente e se comprometeu a arcar com as despesas, segundo a PM. Foi lavrado um termo circunstanciado contra ela, que assumiu o compromisso de comparecer em audiência no Poder Judiciário.

A descoberta de maus-tratos
Após a denúncia sobre o ataque, policiais civis da Delegacia de Proteção Animal de Blumenau, em conjunto com a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAS), localizou dezenas de pássaros em condições de maus-tratos na residência onde vivem os cães pitbull.
No momento da diligência, além dos cachorros, foram localizadas gaiolas contendo pássaros nativos, todos sem anilha. Segundo os policiais, as aves estavam em condições deploráveis. Além dos animais, havia arapucas usadas para captura ilegal de aves nativas.

Diante da constatação de maus-tratos, os pássaros apreendidos foram encaminhados ao Hospital Veterinário da Unisociesc para cuidados médicos e lavrado outro termo circunstanciado. O proprietário foi conduzido à delegacia e um Termo Circunstanciado foi lavrado a respeito.
