Ao longo de 2024, 886 cartões de gratuidade ou de desconto no transporte coletivo em Blumenau foram bloqueados por uso indevido, segundo a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). Os cartões de benefícios são os de estudante, passe livre e melhor idade.
No total, o sistema gerou no ano passado 4.235 laudos suspeitos, que levaram ao bloqueio dos 886 cartões. Mas segundo a SMTT, apesar do alto número, a quantidade de fraudes registradas tem diminuído a cada ano.
A fiscalização é realizada com o auxílio da tecnologia de biometria facial, que monitora a utilização dos cartões nas catracas dos ônibus e nas entradas dos terminais urbanos. A biometria facial é usada também para coibir fraudes.
A cada nova fraude comprovada, o cartão é bloqueado por 30 dias, com aumento progressivo do período em caso de reincidência. Para o secretário de Trânsito e Transportes, Fábio Campos, “a redução das fraudes não só ajuda a equilibrar as finanças do sistema, como também assegura que o dinheiro público seja utilizado de maneira eficiente”.
Leia também: Recadastramento do cartão de estudante em Blumenau está liberado on-line