Sexta-feira, Julho 4, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioNotíciasCultura e lazerTexto de preso político de Blumenau escrito em papel higiênico na década...

Texto de preso político de Blumenau escrito em papel higiênico na década de 1930 entra para o Arquivo Histórico

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Arquivo Histórico José Ferreira da Silva, de Blumenau, recebeu um novo e importante item para o acervo que conta um pouco do retrato do Brasil (e de Blumenau) no final da década de 1930. Trata-se de um texto original escrito em alemão em sete folhas de papel higiênico que conta as memórias do blumenauense Julio Baumgarten, que foi preso em 28 de setembro de 1938, acusado de integrar o “movimento subversivo” da Ação Integralista Brasileira (AIB), conhecidos como Camisas-Verdes – aquele que tentou um golpe de Estado para tentar derrubar o então presidente Getúlio Vargas.

Esses papéis, escritos a lápis, estavam guardados dentro de uma caixa de charutos Dannemann de São Félix (BA), esquecida no fundo de um armário e já estão disponíveis para pesquisa, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 13h30 às 17h, no Arquivo Histórico (Alameda Duque de Caxias, 64, Centro).

Baumgarten escreveu os relatos entre os dias 3 e 7 de outubro de 1938. Ele conta como foi a chegada à sede da polícia na Capital, a primeira refeição à base de arroz e alguns pedaços de carne, as formalidades para o ingresso na penitenciária, a liberação dos pertences e o tratamento recebido dos agentes. Diz que ficou em uma cela de 8 metros quadrados e que dormiu em uma cama “dura como madeira”.

No pequeno espaço tinha uma lâmpada elétrica que “ficava queimando a noite toda”, uma pia e o vaso sanitário. Ele conta das noites mal dormidas e que o despertar de todos ocorria às 5h após cinco batidas de um sino. Nas folhas de papel escreveu: “Às 6h serviam uma xícara de café repugnantemente doce, com pão, que não era muito ruim. Ao meio dia, era hora do prato de feijão com arroz e carne”.


Foto: Bethania Guenther/SMC

E o relato escrito em alemão no papel higiênico, traduzido por Clarisse Odebrecht, segue de maneira clara e tranquila: “Para adaptar completamente a nossa aparência ao ambiente, ganhamos um terno de zebra, ou seja, pijamas listrados de branco e azul. Tamancos de madeira e chapéus parecem estar em falta, pois fomos poupados deles. Às 17h, tomamos café com biscoito e às 19h o mesmo, e chega novamente a noite sem fim”.

Em 27 de outubro de 1938, Baumgarten, Alberto Dietrichkeit, Osvaldo Bürguer, Curt Boehme e Emmanuel Ehlers, presos em Florianópolis, foram soltos.

Movimento Integralista

O movimento da Ação Integralista Brasileira (AIB) era uma organização diretamente influenciada pelos ideais fascistas que surgiram na Europa nas primeiras décadas do século 20. Os primeiros núcleos foram fundados em Santa Catarina (com grande força em Blumenau) a partir de 1934. Várias prisões foram desencadeadas após a tentativa de golpe de Estado articulado pelos chamados de Camisas-Verdes, em 1938, segundo explica Clayton Hackenhaar, em sua tese de doutorado apresentada em 2019 ao programa de pós-graduação em História, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
SourceSecom/PMB
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Redação
O Auditório é um Portal de Notícias e Reportagens com cobertura jornalística e informações atualizadas sobre os principais acontecimentos do Vale do Itajaí, Santa Catarina e Brasil. É produzido por jornalistas profissionais com larga experiência na região. Iniciado em outubro de 2021 em Blumenau (SC), O Auditório apresenta jornalismo com comprometimento ético junto ao seu público através de suas diversas editorias.
Mais Notícias desta Categoria
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias