O prefeito de Timbó, Flávio Buzzi, e a secretária de saúde do município, Joice Kroenke, divulgaram um vídeo nesta terça-feira (14) fazendo denúncias sobre supostas irregularidades encontradas naquela pasta. Eles explicam que encontraram problemas deixados pela gestão anterior no que se refere à transparência e à segurança de informações e materiais.
Segundo Buzzi, um boletim de ocorrência foi registrado a fim de que medidas possam ser “tomadas para reverter essa situação”.
Entre os problemas constatados, segundo as palavras do prefeito, estão computadores da secretaria completamente vazios, sem informações a respeito de suas funções. Além disso, Buzzi cita que celulares corporativos e nem os seus chips foram entregues à nova gestão. Eles também detectaram que mensagens em whatsapp foram apagadas e que elas poderiam ser importantes sobre o atendimento na saúde.
De acordo com o prefeito, esses problemas podem atrapalhar a realização de uma futura auditoria na área da saúde no município. Além das supostas irregularidades apontadas, ele cita os softwares “piratas” encontrados em alguns computadores da secretaria e o “mal armazenamento” de materiais da área da saúde no almoxarifado da pasta.

No vídeo, Buzzi aponta servidores e uma ex-servidora como os responsáveis pelas supostas irregularidades, mas não cita nomes. Ele alerta ainda que os problemas não estariam localizados apenas na secretaria de saúde, e que a nova gestão já está averiguando situações semelhantes em outras pastas.
Outra parte
Nossa reportagem entrou em contato com a gestão anterior da secretaria de saúde de Timbó, mas até o momento da publicação desta matéria não obteve retorno. Assim que receber as informações, serão divulgadas as explicações e a versão da administração anterior sobre os fatos.