Uma operação policial investiga fraudes em licitações públicas na manhã desta segunda-feira (30) em 22 cidades de quatro estados, entre elas Blumenau. Ao todo são sete mandados de prisão preventiva e 50 mandados de busca e apreensão sendo executados, via ordem judicial.
Em Santa Catarina, além de Blumenau, a operação acontece em Joinville, Navegantes, Itapema, Lages, Florianópolis, Biguaçu, São José, Criciúma, São João Batista, Rio do Campo, Canoinhas, Pouso Redondo e Fraiburgo. No Paraná, são alvos os municípios de Curitiba, Matinhos, Fazenda Rio Grande e Pontal do Paraná. Victor Graeff, Nonoai e Ibirubá, no Rio Grande do Sul e São Paulo (SP) completam a lista.
Houve o bloqueio de cerca de R$ 1 milhão e a apreensão de veículos de luxo. A investigação apura que um grupo tenha fraudado licitações e contratos no ramo de desratização, dedetização e outros similares.
A operação é realizada pela Delegacia de Polícia Especializada no Combate à Corrupção (Decor), com a participação de mais de 150 policiais civis. Segundo os investigadores, os crimes acontecem há vários anos e os investigados também teriam, inclusive, ocultado patrimônios.