Quinta-feira, Julho 3, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioNotíciasGeralOito municípios catarinenses estão no Top 50 do país em ranking de...

Oito municípios catarinenses estão no Top 50 do país em ranking de eficiência

Levantamento da Folha e Datafolha avaliou gestão em saúde, educação e saneamento através do histórico dos municípios

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Oito cidades de Santa Catarina estão entre as 50 mais eficientes do Brasil no Ranking de Eficiência dos Municípios, organizado pelo jornal Folha de São Paulo e pelo instituto Datafolha para 2024. O levantamento foi divulgado neste início de setembro.

A avaliação confere a gestão dos recursos públicos em saúde, educação e saneamento em mais de 5.200 municípios brasileiros. Mas segundo a Folha, “o levantamento não se concentra apenas na avaliação da atual gestão, pois capta o histórico das administrações e realizações pregressas dos municípios, como o total de escolas e postos de saúde construídos ao longo de décadas”.

Dentre todos os estados no ranking com os 50 municípios mais eficientes, Santa Catarina aparece em segundo lugar na quantidade de municípios eficientes, atrás apenas para São Paulo. A metodologia do ranking, que também conta com consultas a instituições como USP (Universidade de São Paulo), FGV (Fundação Getúlio Vargas) e Insper, revelou que apenas 163 municípios (3% do total) podem ser considerados realmente “eficientes”.

Os municípios catarinenses no Top 50

Dos oito municípios catarinenses na lista dos 50 mais eficientes, dois estão no Top 10 nacional. Confira abaixo:

1º) Tubarão: 5º no ranking nacional. Possui 100% das crianças de 4 e 5 anos na escola e 73,24% das crianças de 0 a 3 anos em creches. Na saúde, a cidade atingiu 100% de cobertura domiciliar por atenção básica e 4,95 médicos por 1.000 habitantes. No saneamento, 93% dos domicílios são atendidos por água, 41% com esgoto e 100% com coleta de lixo. A receita per capita de Tubarão em 2022 foi de R$ 3.861.

2º) Florianópolis: 9º no ranking nacional. Possui 100% das crianças de 4 e 5 anos na escola e 61,3% das crianças de 0 a 3 anos em creches. Na saúde, a cidade registrou uma cobertura básica de 82% dos domicílios e uma média de 6,61 médicos por 1.000 habitantes. No saneamento, tem 97% de cobertura de água, 52% de esgoto e 100% de coleta de lixo. A receita per capita da cidade foi de R$ 5.175 em 2022.

Os outros municípios do estado entre os 50 mais eficiente do país são: Ibirama (13º nacional), Blumenau (22º), Criciúma (37º), Braço do Norte (40º), Lages (41º) e Itajaí (44º).

Botucatu, no estado de São Paulo, é a primeira do ranking nacional. Em seguida, aparecem Belo Horizonte (MG), Vitória (ES) e Volta Redonda (RJ), até surgir a quinta colocada, que é a catarinense Tubarão.

Leia também: Blumenau é a 23ª cidade mais competitiva do Brasil, segundo pesquisa

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Redação
O Auditório é um Portal de Notícias e Reportagens com cobertura jornalística e informações atualizadas sobre os principais acontecimentos do Vale do Itajaí, Santa Catarina e Brasil. É produzido por jornalistas profissionais com larga experiência na região. Iniciado em outubro de 2021 em Blumenau (SC), O Auditório apresenta jornalismo com comprometimento ético junto ao seu público através de suas diversas editorias.
Mais Notícias desta Categoria
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias