A Câmara de Vereadores de Blumenau reabriu os trabalhos legislativos em 2023 nesta quinta-feira (2), em sessão ordinária com vários convidados e o início da condução da nova Mesa Diretora, eleita no final do ano passado.
O novo presidente da casa, Almir Vieira (PP), concedeu entrevista ao lado do vice-presidente, Maurício Goll (PSDB), explicando sobre as principais metas para os trabalhos da gestão, composta ainda por Ailton de Souza – Ito (PL), como primeiro secretário e Cristiane Loureiro (Podemos), como segunda secretária.
Uma das propostas da nova Mesa Diretora, segundo Vieira, é se aproximar mais da população nos bairros com sessões itinerantes onde os vereadores possam “ir no bairro mais distante, conversar com as pessoas, ver as suas necessidades, falar, trocar ideias e também receber as reivindicações”.
Outra proposta se refere à construção da nova sede do legislativo, onde já houve a aquisição do terreno em legislaturas anteriores. O presidente diz que quer dar o início e o término da obra no período da gestão até final de 2024. O imóvel fica no Centro Histórico, onde abrigaria a sede da Câmara e um Parque linear como lazer à população.
O próximo passo será a escolha da modalidade de contratação, se será uma licitação ou uma Parceria Público Privada (PPP). A construção, no entanto, deverá ser realizada pelo poder executivo. O valor está orçado em R$ 25 milhões, considerando o prédio, o parque e a revitalização das margens do Ribeirão Garcia na região do centro histórico.

Na ocasião da reabertura dos trabalhos, tomaram posse os suplentes Cezar Campesatto (União Brasil), que assumiu a vaga de Marcos da Rosa (União Brasil), eleito deputado estadual, e Angela Simão (Podemos), que ocupa a cadeira deixada pela vereadora Giselle Chirolli, em razão da posse como secretária municipal.
Várias autoridades estiveram presentes na sessão desta quinta-feira (2), como o prefeito Mário Hildebrandt, a vice Maria Regina Soar, deputados estaduais e outras personalidades da cidade.