A Oktoberfest Blumenau apresentou, na manhã desta sexta-feira, dia 4, as ações de segurança para o evento, que ocorre de 9 a 27 de outubro.
O presidente da Comissão de Segurança da 39ª Oktoberfest Blumenau e secretário municipal de Trânsito e Transportes, Fábio Campos, conduziu o encontro e destacou que a seis dias do início da festa estão na reta final, com últimos ajustes sendo feitos. “ Tivemos uma segurança de muito sucesso nos anos anteriores e vamos sim manter esse padrão, para que o visitante saia satisfeito ao encontrar um evento seguro para si e família”, completa.
A empresa Intelbras vai disponibilizar as questões tecnológicas de segurança com inteligência artificial para apoiar o trabalho das equipes da organização e forças policiais que irão atuar no evento. A ação, segundo a empresa, tem como objetivo apoiar a equipe de monitoramento, proporcionando maior agilidade na tomada de decisão.
A Minister, responsável pela limpeza, montou uma estrutura com câmeras em parceria com a Intelbras. A segurança da Oktoberfest 2024 contará com 234 pessoas dedicadas exclusivamente a essa área, incluindo 20 operadores de monitoramento eletrônico na Estação de Controle e Comando (ECC), localizada nas dependências do Parque, além de um inovador Cyberdog, que auxiliará na vigilância e patrulhamento.
Todo o espaço do evento será coberto por 250 câmeras, 50 delas com reconhecimento facial. Este ano, a festa contará com um total de 325 profissionais, distribuídos por setores.
Polícia Militar
A Polícia Militar (PM) empregará um efetivo de aproximadamente 130 policiais atuando simultaneamente na festa nos dias e horários de maior movimento, sem comprometer o policiamento rotineiro nos bairros da cidade.
Como nos outros anos, serão feitas patrulhas internas e externas ao Parque Vila Germânica e nos Desfiles, por meio de policiamento ostensivo a pé e motorizado com carros e motos, policiamento aéreo com a presença do Batalhão de Aviação da PMSC e policiamento especializado (Tático, Canil e Rocam).
O policiamento abrangerá todas as regiões da cidade, desde a prevenção e fiscalização da lei seca, nas entradas e saídas de Blumenau até o patrulhamento dentro dos pavilhões, como policiais à pé. A tecnologia também será um aliado, com câmeras de monitoramento equipadas com reconhecimento facial, além de drones para identificar tumultos e possíveis ocorrências.
Polícia Civil
Para esta edição, a Polícia Civil seguirá atuando dentro do evento, nos 19 dias de festa com diversos serviços, como registro de boletins de ocorrência, autuação em flagrante dos autores de crimes ocorridos no interior da festa e no recebimento e entrega de objetos achados e perdidos.
Serão 30 policiais civis nos dias correntes e 34 policiais nos dias que ocorrerem os desfiles, estes policiais reforçarão o efetivo vindo de outras áreas. No espaço também atuarão as Delegacias Especializadas DIPC, DEIC, GETIN , DIC e SAER. “A Polícia Civil terá uma participação direta,l com atuação em conjunto com as demais forças de
segurança e com as empresa parceiras, Intelbras e Minister, assim contribuindo para a segurança de todos no evento”, aponta delegada regional, Juliana Tridapali.