Apolônia Piontkowski Menestrina, de 58 anos, é a vítima que perdeu a vida após um acidente em que um carro caiu no Rio Itajaí-Açu, em Apiúna, na tarde desta sexta-feira (20). A mulher faleceu no Hospital Santa Isabel, de Blumenau, após ter sido resgatada pelos bombeiros e socorrida pela equipe médica do Arcanjo-03.
A vítima e o marido, que dirigia o carro, são de Rio dos Cedros. Segundo relatos de amigos e familiares, o casal estaria se dirigindo para o casamento da filha, em Taió, quando o homem teria sofrido um mal estar e perdido o controle da direção do veículo. O homem passa bem.
O acidente
O carro que caiu no Rio Itajaí-Açu era ocupado por Apolônia e seu esposo Alceu, que estava no volante. O acidente ocorreu nas proximidades da Parada beija-Flor, Km 103, da BR-470, em Apiúna, por volta das 14h45 desta sexta-feira (20). As vítimas do acidente foram resgatadas em cima de um tronco boiando na água.
De acordo com as informações das equipes do Arcanjo-03 e dos bombeiros voluntários da União, o marido conseguiu escapar de dentro do carro e nadou até um tronco. Apolônia estava inconsciente, mas ficou flutuando e foi resgatada pelo marido até o tronco de madeira.
Com a chegada das equipes, um dos bombeiros voluntários nadou até as vítimas e, com auxílio de outro bombeiro, resgatou o casal, trazendo-o até a margem. A mulher estava em parada cardiorrespiratória.
Na barranca do rio foram iniciadas as compressões torácicas de forma manual. Na sequência foi instalado o massageador torácico e desfibrilador até a continuidade ao atendimento em parceria com o SAMU.
Com a chegada da equipe do Arcanjo 03, a paciente passou a receber suporte avançado de vida. Após alguns minutos a parada cardiorrespiratória foi revertida e a vítima foi conduzida pela aeronave com vida até o Hospital Santa Isabel, de Blumenau, onde acabou falecendo mais tarde. O motorista não apresentava ferimentos visíveis e recusou transporte ao hospital.
Velório
O velório de Apolônia está sendo realizado na capela mortuária São Miguel, em Rio Milanes, Rio dos Cedros. O sepultamento está marcado para este domingo (22), às 9h30 no cemitério local, segundo a Funerária Purin.
Ela deixa o esposo Alceu, duas filhas, cinco irmãos, dois genros, pai, mãe e demais familiares.